Notícias UPF

Acadêmicos do curso de Geografia realizam trabalho de campo ao oeste do Estado

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Os acadêmicos do nível IV do curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, nos dias 23 e 24 de novembro, mais um trabalho de campo. Em um percurso de aproximadamente 1000 km pelo oeste do Rio Grande do Sul, a prática teve início em Passo Fundo e passou por Santa Maria, Mata, Manoel Viana, Santiago, São Miguel das Missões e Santo Ângelo. A atividade permitiu contemplar a diversidade de paisagens sob o olhar da Geografia, relacionando conteúdo trabalhado nas disciplinas de Trabalho de Campo Interdisciplinar, Biogeografia, Geografia do Espaço Agrário e Práticas em Geografia III.

O objetivo desta prática foi desenvolver a interdisciplinaridade entre as disciplinas do curso de Geografia, a partir da análise da paisagem, oportunizando aos acadêmicos experienciar o trabalho de campo como um recurso metodológico fundamental à ciência geográfica em todos os tempos e espaços.

Para os professores que acompanharam a atividade de campo, Luciane Rodrigues de Bitencourt, Claudionei Lucimar Gengnagel e Cláudia Aresi, a iniciativa fortalece a compreensão dos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas proponentes da atividade e permite uma análise crítica da realidade. Além disso, a atividade foi importante para analisar os aspectos físicos, históricos, econômicos, sociais, culturais e ambientais que influenciam na dinâmica territorial dos locais percorridos, reconhecendo as diferentes estruturas físicas e humanas e as tendências de articulação de polos regionais.