Acadêmicas de Engenharia Civil apresentam TCCs na área de Materiais de Construção
29/08/2018
15:10
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Jéssica França
A Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF), promoveu, no dia 29 de junho, a VII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso. O evento ocorreu no prédio do Centro Tecnológico da Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura (Cetec). Na área de Materiais de Construção, três acadêmicas apresentaram seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sendo as estudantes Jéssica Paula Menin, Vanessa Bongiovanni e Tainara Fortes da Silveira.
A acadêmica Vanessa Bongiovanni, orientada pela professora Me. Luciana Marcondes Pandolfo, apresentou o TCC “Influência da espessura da camada e do uso da tela de reforço nas propriedades do revestimento argamassado”. Conforme Vanessa, é comum que revestimentos argamassados em grandes espessuras apresentarem patologias, como de fissuração, descolamento e desplacamento. Por esse motivo, seu estudo procurou avaliar o efeito do uso de tela de reforço nas propriedades de revestimento argamassado. “É importante para verificar e comprovar se é realmente importante utilizar essa tela, o quanto importante é, quais os tipos de tela funcionam. Desenvolvi a pesquisa no Cetec, foi bem trabalhoso, mas bem gratificante para comprovar que alguns materiais são de difícil utilização, enquanto outros ficam bons e podemos utilizar”, explicou.
Outra pesquisa desenvolvida na área, foi apresentada pela acadêmica Tainara Fortes da Silveira, denominada “Aplicação de Método G.U.T na avaliação de revestimentos externos de fachadas”. Segundo Tainara, problema patológicos acabam degradando as fachadas, afetando a qualidade e a segurança da população. “Avaliamos as fachadas das Escolas Municipais de Passo Fundo, depois aplicamos o método para indicar a prioridade de intervenção, ou seja, qual fachada apresenta o maior risco, qual está mais degradada, qual precisa ser feito uma manutenção primeiro pela prefeitura”, explicou Tainara.
Sob orientação da professora Dra. Adriana Augustin Silveira, Tainara fez o levantamento de 22 escolas, das 66 escolas municipais de Passo Fundo. “Em torno de 20% das fachadas estavam em um estado mais crítico, precisando de uma manutenção imediata. Vamos passar o resultado para a prefeitura para que faça a manutenção que precisa ser feita. O problema que mais apareceu foram as fissuras verticais, supomos que foi devido à falta de manutenção, retração e da variação da umidade, mas cada escola tem uma característica diferente”, disse.
Avaliação de um bioconcreto
“Avaliação das propriedades de absorção de água e absortividade de um bioconcreto”, é o título do TCC da acadêmica Jéssica Paula Menin, que também foi orientada pela professora Dra. Adriana. Segundo a estudante, a pesquisa foi motivada pelas patologias encontradas no material de construção, principalmente em concreto. “Ele é um material bom, tem várias propriedades excelentes, só que ele tem algumas limitações, como resistência a tração, a formação de fissuras e de a permeabilidade de água. Então foi desenvolvido um novo material que suprisse essas limitações, que é o bioconcreto, que consiste no acréscimo de bactérias na mistura de concreto, aonde esse acréscimo faz com que algumas dessas limitações sejam anuladas ou diminuídas”, esclareceu.
Jéssica estudou a durabilidade do concreto com a adição das bactérias nos poros. “Não foi fácil porque tivemos que passar muito tempo no laboratório, fizemos em torno de 300 corpos de prova de concreto na betoneira, carregando brita e depois todos os ensaios, passei todo o mês de maio e junho carregando e depois tive todos os ensaios. Ainda não terminei minha pesquisa porque pretendo publicar. Então tem mais os ensaios de 63 dias de cura do concreto, espero resultado mais satisfatórios ao longo do tempo”, comentou.
Notícias relacionadas