Universidade

Abrindo fronteiras para o conhecimento

19/07/2019

12:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Grupo de acadêmicos de Agronomia da UPF iniciam estágios em instituições internacionais, no Paraguai e nos Estados Unidos

Uma experiência que engrandece, que aprofunda conhecimentos e proporciona vivências que vão além da prática profissional. Esse será o universo de um grupo de acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF), que iniciam seu estágio em instituições internacionais. A preparação já começou e as expectativas aumentam a cada dia em conhecer novos ambientes e crescer ainda mais como futuros profissionais. Os destinos, para este semestre, são o Paraguai e os Estados Unidos e os estágios se dão por meio de parcerias com as instituições estrangeiras. 

Coordenador do curso de Agronomia, o professor Dr. Vilson Klein aponta que a prática de estágio por si só já é importante na formação dos acadêmicos e, em se tratando de uma vivência internacional, agrega ainda mais, pelo contato com outras realidades, pesquisas diferentes e tecnologias. “Uma experiência como esta agrega conhecimento que perpassa ao que aprendem em sala de aula, é uma vivência prática, que alia o teórico e agrega na formação”, pontua.

Paraguai e Estados Unidos
O Paraguai é o destino dos acadêmicos Anderson Contini, Willian Miolla Martello e Eduardo da Costa Florenço, que farão seus estágios na empresa Matrisoja. O destino é o mesmo da acadêmica Tainá Paula Folle, que atuará na Fazenda Aguilla Negra em San Ignácio Guazú, também da Matrisoja. Além destes, o acadêmico Norton Michel Brusque tem como destino a Seagri, em Libertación, também no Paraguai.

Os Estados Unidos foi o destino escolhido por outro grupo de acadêmicos de Agronomia da UPF. Para a Universidade de Ohio irão as acadêmicas Andressa Soldera Ramos e Cleisla Molin. A Universidade da Flórida é destino das acadêmicas Cecilia Rubert Heller e Gabrieli Riva, enquanto que Mário Roberto Utzig Neto vai para Kansas University, em Manhattan.

Oportunidade
Para a acadêmica Cecilia Rubert Heller, esta é uma oportunidade única que a UPF proporciona. “É uma forma de abrir portas para o mundo, uma experiência única”, destaca ela. Natural de Fortaleza dos Valos, ela conta que desde pequena já pensava em seguir a profissão. “Nunca me imaginei fazendo outra coisa”, afirma Cecilia, que vai para a Flórida, nos Estados Unidos, e está com grandes expectativas em relação ao desafio, especialmente para conhecer uma nova cultura e conviver com a realidade local.

O sentimento é compartilhado pelo acadêmico Eduardo da Costa Florenço, que embarca para o Paraguai. Para ele, que atuará na Matrisoja, é uma oportunidade de crescimento e o que o motivou a ir foi que a empresa conta com a atuação de egressos da UPF. “Isso motiva a procurar conhecer uma cultura diferente. Vale a pena experimentar”, aponta, entusiasmado. Natural de Espumoso, ele também escolheu muito cedo a profissão e teve forte ligação com o campo. “Fui criado no interior e sempre gostei muito de máquinas”, conta Florenço, que optou pela área que fosse próxima de sua vivência e agora expande fronteiras no Paraguai.