Ensino

3ª edição do “Super Chef Estratégico” promove integração e aprendizado prático entre acadêmicos, egressos e mestrandos da UPF

30/10/2025

08:37

Por: Assessoria de Imprensa

O curso de Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou, no dia 21 de outubro, a 3ª edição do Super Chef Estratégico, uma atividade que uniu criatividade, cooperação e estratégia em uma noite de muito aprendizado e integração.

A dinâmica, proposta pela professora Ana Claudia Machado Padilha na disciplina de Estratégia e Competitividade Organizacional II, desafiou acadêmicos do curso, além de egressos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) a aplicar, na prática, os conceitos estudados em sala de aula, simulando decisões estratégicas por meio de um desafio gastronômico.

De forma lúdica e interdisciplinar, as equipes precisaram criar um prato que representasse uma estratégia competitiva ou cooperativa, articulando temas como planejamento, liderança, precificação e diferenciais competitivos. A proposta teve como foco aproximar teoria e prática, estimulando habilidades de gestão, comunicação, organização e trabalho em equipe. “O Super Chef Estratégico vai além de uma aula convencional. Ele permite que os participantes experimentem o processo de formulação e execução de estratégias de forma criativa, reforçando habilidades essenciais para o futuro profissional”, destacou a professora Ana Claudia.

O júri avaliador contou com a presença de Assis Zukunelli, egresso do PPGAdm; Aline Mara Meurer, coordenadora do curso de Administração; Júlio Felipe, egresso do PPGAdm; Lucas Karlinski, professor do curso de Agronegócio; e Leonardo Wedi dos Santos, mestrando do PPGAdm.

As equipes apresentaram menus completos, representando diferentes estratégias de mercado. O primeiro lugar ficou com um menu italiano composto por brusquetas, massa carbonara e sobremesa de creme de café. Em segundo lugar, um prato com massa ao molho branco, brócolis, bacon e ganache de chocolate com morangos. Já o terceiro lugar apresentou hambúrguer artesanal e bombom na travessa, e o quarto, uma torta de maçã vegana.

Segundo Leonardo Wedi dos Santos, que participou da primeira edição como aluno e nas últimas duas como jurado, o projeto é um exemplo de como a prática pode transformar o aprendizado. “A cada edição, percebemos o quanto os estudantes se envolvem e se desafiam. Essa atividade estimula a integração entre turmas e níveis de formação, o raciocínio estratégico e o espírito empreendedor — competências essenciais para o futuro profissional dos nossos acadêmicos ", destaca.

A atividade contou com o apoio dos Supermercados Coqueiros, que patrocinou os brindes e troféus entregues aos vencedores.

INSCREVA-SE