Semana Acadêmica do curso de Direito UPF Lagoa Vermelha inicia com debates sobre Inteligência Artificial e Justiça
28/10/2025
14:20
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Bruna Petri
A UPF Lagoa Vermelha deu início, nesta segunda-feira (27), a XXIII Semana Acadêmica do Curso de Direito. O evento, que se estende até o dia 29 de outubro, reúne acadêmicos e professores para três dias de palestras, debates e reflexão sobre os desafios contemporâneos do Direito.
A primeira noite da programação contou com a presença do juiz federal José Luis Luvizetto Terra, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Mestre em Direito e Poder Judiciário pela ENFAM e autor da obra “Justiça Digital e Gestão de Pessoas: o eproc como ferramenta de otimização do Poder Judiciário” (Thoth, 2025), o palestrante atua em iniciativas de inovação e tecnologia aplicadas ao Judiciário. Em sua fala, abordou o tema “Inteligência Artificial Generativa e Direito: Platão estava certo!”, destacando as transformações tecnológicas e seus impactos no sistema de justiça.
Encerrando a primeira noite, o público acompanhou a palestra do professor Dr. Felipe Cittolin Abal, docente da Faculdade de Direito da UPF desde 2009 e integrante dos Programas de Pós-Graduação em História e em Direito da Universidade. Com o tema “Inteligência Artificial e Direito: riscos, promessas e limites”, o professor trouxe reflexões sobre os avanços tecnológicos e os desafios éticos e jurídicos.
A programação segue na terça-feira (28) com a participação da delegada Tauane Andrighi Cavalcanti, egressa da UPF, que ministrará a palestra “Justiça em Crise: Do Sonho Acadêmico ao Enfrentamento ao Crime Organizado”. A noite também contará com a professora Dra. Josiane Petry Faria, com a temática “Violência vicária e feminicídio indireto: novas faces jurídicas de um velho problema social”. Já na quarta-feira (29), o encerramento reúne o juiz de Direito Victor Matheus Bevilaqua, que abordará o “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero”, e o promotor de Justiça Dr. Luciano de Faria Brasil, com a palestra “Inovações tecnológicas e as novas fronteiras do direito: possibilidades e desafios para as profissões jurídicas”.
Notícias relacionadas
