Vestibular

Vestibular: campi da UPF oferecem novos cursos de graduação

08/02/2024

08:30

Por: Assessoria de Imprensa

Os novos cursos foram criados para atender a demanda crescente na região

O Vestibular de Verão da Universidade de Passo Fundo (UPF) segue com inscrições abertas e, neste ano, a Instituição oferta sete novos cursos disponíveis na estrutura multicampi. As novas graduações são ofertadas nas cidades de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Os cursos novos disponíveis nas unidades são os de Alimentos, Automação Industrial, Design de Interiores, Energias Renováveis, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e Gestão de Recursos Humanos (este último disponível somente em Sarandi). Todos são no formato híbrido, possibilitando que o estudante tenha disciplinas on-line ao vivo com o professor e atividades presenciais no campus.

Conheça mais sobre cada curso novo

Todos os novos cursos são focados em uma formação rápida distribuída em módulos. Eles são categorizados como Cursos Superiores em Tecnologia, além de serem no formato híbrido, o que permite que o estudante tenha aulas ao vivo pela internet e atividades práticas no campus. 

Alimentos – o curso de Alimentos tem formação rápida, e forma profissionais para trabalhar em diferentes etapas da transformação e distribuição de alimentos, analisando quimicamente e controlando a qualidade de produtos alimentícios.

Automação Industrial – também com formação rápida, o curso prepara estudantes para desenvolver atividades tecnológicas na automação industrial, gerenciar sistemas e garantir a produtividade nos processos da área.

Design de Interiores – o curso desenvolverá no profissional a capacidade de pesquisar tendências e planejar e desenvolver projetos de interiores, atuando em escritórios de design e arquitetura, lojas e indústrias mobiliárias e diversos outros espaços. 

Energias Renováveis – com o desenvolvimento e a aceleração do mercado de energia renovável, como a solar e os biocombustíveis, o curso prepara profissionais para atuar no segmento com expertise e profissionalismo, permitindo a atuação desde a indústria solar até na biomassa e parques eólicos.

Gestão Ambiental – o curso é focado na formação de profissionais que atuarão na gestão ambiental de empresas privadas e públicas, realizando análises físico-químicas no ambiente, perícias e diagnósticos, além do planejamento e gestão do negócio.

Gestão da Qualidade – os profissionais formados neste curso poderão contribuir com a organização de indústrias locais e regionais, atuando no planejamento de projetos, assessoramento técnico e consultorias privadas e públicas. 

Gestão de Recursos Humanos – este curso capacita o estudante para planejar e aplicar práticas de recursos humanos, com sua atuação voltada o recrutamento e seleção para organizações, gerenciamento de departamento pessoal e treinamentos para desenvolvimento. 

Como se inscrever?

O período de ingresso nos cursos de graduação da UPF está aberto, e você pode escolher a opção mais adequada para você:

Prova de redação online
Realize a sua inscrição pelo site upf.br/ingresso, siga as orientações e faça a prova de redação onde e quando preferir.  A Universidade disponibiliza gratuitamente seus laboratórios de informática aos candidatos que preferirem realizar a prova na estrutura da UPF; para isso, é necessário agendar a utilização pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone 54 3316 8220.

Nota de redação do Enem
Podem ser aproveitadas as notas da redação do Enem a partir de 2010. A inscrição também deve ser realizada pelo site upf.br/ingresso, e o candidato deve informar o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar no processo seletivo.

Transferência, reingresso, reabertura de matrícula e seleção simplificada
Quem já começou um curso superior, na UPF ou em outra instituição, e quer retomar a mesma graduação ou ingressar em uma nova área, pode ser aluno UPF via ingresso especial. Ao optar pelo ingresso especial, o estudante garante 50% de desconto na matrícula, além de outras possibilidades de descontos nas mensalidades. Acesse upf.br/ingresso e confira mais detalhes.

Benefícios, bolsas e convênios
A UPF, buscando atender as demandas e estar atenta às realidades da comunidade, oferece diversas possibilidades de benefícios, bolsas e convênios que facilitam o ingresso e a permanência no Ensino Superior. Conheça todas as opções.