Extensão

Educação para o consumo é tema de atividade em Paraí

19/10/2021

11:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Balcão do Consumidor de Casca realizou encontro dentro do projeto Balcão na Escola

O Balcão do Consumidor de Casca, programa de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), tem como um de seus objetivos a educação para o consumo. Visando fomentar a formação de consumidores conscientes, o Balcão realizou nesta segunda-feira, 18 de outubro, mais uma ação do projeto Balcão na Escola. O encontro ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mateus Dal Pozzo, em Paraí.

O trabalho foi desenvolvido pelos estagiários do programa, Erica Balbinot, Louis Girelli, Jovana De Cezaro e Leticia Spagnollo, sob a orientação da professora Me. Nadya Tonial. A movimentação contou com a parceria da SICOOB, agência de Parai e Secretaria da Educação de Paraí. O projeto também contou com a participação dos mascotes do Balcão do Consumidor, o Tchê Consumidor e do SICOOB, o Sicoobito.

Participaram da iniciativa aproximadamente 200 crianças, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde. 

A estagiária do Balcão do Consumidor, Erica Balbinot, destacou a importância da educação para o consumo, envolvendo também a educação ambiental e a financeira no momento atual. “É muito importante informar as crianças sobre os direitos por elas adquiridos, ao se tratar de uma relação de consumo, já que elas são vulneráveis e quando fazemos esses projetos podemos incentivá-los a ficar atentos e a realizarem um consumo consciente”, observou a acadêmica.

A secretária de Educação do município, Rejane Pasin Fornazier, ressaltou que a educação para o consumo deve fazer parte da formação de todos os estudantes e que isso tem reflexos em suas vidas e de suas famílias. “Quando pensamos no desenvolvimento e na formação integral de nossos alunos temos que levar em conta que serão eles que, no futuro, desempenharão as atividades econômicas, por exemplo. Assim, prepará-los para o consumo consciente, para a organização orçamentária e mostrar os seus direitos e deveres enquanto consumidores acaba também sendo papel da instituição de ensino”, pontuou, reforçando que os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma conversa onde exploraram alguns conceitos, receberam orientações e dicas que poderão auxiliar no cotidiano familiar.

Para a coordenadora do Balcão do Consumidor de Casca, professora Me. Nadya Tonial, a presença do Balcão na comunidade regional do Campus Casca representa um importante instrumento de proteção aos direitos do consumidor. “Por meio dos atendimentos, a UPF realiza um importante trabalho de inclusão e a cidadania, juntamente com as atividades de educação para o consumo, que são desenvolvidas junto às escolas e demais entidades. Agradecemos a Escola Mateus Dal Pozzo, seus professores funcionários e alunos”, frisou.

O Balcão do Consumidor Casca está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial). O atendimento ao público é realizado de forma gratuita, todas as tardes, das 13h30min às 17h30min. Informações pelo telefone (54) 3347-1157 ou pelo e-mail balcaocasca@upf.br.