Cultura

Curso de Direito da UPF Casca realiza exposição “Somos todos iguais”

22/11/2017

16:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mostra pode ser visitada até o dia 30 de novembro, no segundo piso do prédio do campus

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) - Campus Casca promove uma exposição que aborda a temática das relações étnico-raciais, refletindo sobre a igualdade. Com o tema “Somos todos iguais”, a mostra está exposta no segundo piso da UPF Casca desde o dia 17 de novembro e segue aberta à visitação até o dia 30 de novembro.

O projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos do nível IV do curso de Direito, sob orientação da professora Nadya Tonial, com o intuito de refletir a respeito de preconceito, racismo, desigualdade social, inclusão e políticas públicas que minorem as desigualdades. A professora destaca a atualidade do tema, pois, na data de 20 de novembro, foi celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. “Essa data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes negros que lutou contra o sistema escravagista, bem como exalta o reconhecimento aos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira”, aponta ela.

O espaço conta diversos elementos, como painéis, fotografias, um esqueleto e textos que abordam a discussão e propiciam a reflexão da igualdade entre as pessoas. “A temática das relações étnico-raciais permeia a formação jurídica e cidadã dos acadêmicos. Nessa linha, revela-se necessário refletir sobre o racismo, a discriminação e a igualdade em uma sociedade que escravizou a população negra por longo período”, comenta Nadya, destacando a importância da exposição, visto que “Somos todos iguais”, não havendo espaço para preconceito ou discriminação.