Extensão

UPF Carazinho realiza diálogos comunitários sobre saúde mental

27/06/2019

15:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Aline Schuster/Assessoria de Comunicação HCC

Mais de 500 pessoas participaram do debate que tratou sobre depressão e suicídio e apresentou evidências de como reconhecer os sintomas

A depressão é um transtorno mental frequente que afeta mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde. Quando os sintomas são menosprezados e a depressão não é tratada, pode se tornar grave e levar a uma crítica condição de saúde e, na pior das hipóteses, pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano – sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos, segundo a OMS. Para abordar essa temática, a UPF Carazinho promoveu nessa quarta-feira, dia 26 de junho, o evento “Diálogos comunitários”.

Realizado em parceria com o Hospital de Caridade de Carazinho, o debate teve como tema “Saúde mental: depressão e suicídio, como reconhecer os sintomas”. Mais de 500 pessoas participaram da atividade, que teve como painelistas o psiquiatra e professor da UPF, Dr. Diego Giacomini, e o psicólogo clínico do HCC, Marcelo André Graciano.

O evento, de acordo com a diretora da UPF Carazinho, Munira Awad, foi proposto a partir de uma conversa com o HCC e atendeu a uma demanda da própria comunidade. “A atividade retrata a inserção da universidade no município e região, não só abordando o assunto mas também fazendo um alerta à sociedade. Os diálogos surgem com a proposta de trabalhar a nossa missão de levar conhecimento à comunidade”, frisa ela. A ação reuniu associações de bairros de Carazinho, professores e coordenadores de escolas, rede pública de saúde, além de integrar a comunidade da região com a presença de representes de cidades como Santo Antônio do Planalto, Almirante Tamandaré e Pinheiro Marcado.

Presente na atividade, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, destacou a importância de reunir a comunidade para tratar de um tema tão importante. O evento também contou com a presença do diretor da Faculdade de Medicina da UPF, professor Dr. Paulo Reichert. Para ele, a atividade demonstrou a importância de abrir espaços para debates sobre assuntos de interesse público. “Estamos difundindo o conhecimento e ouvindo a comunidade, isso valoriza a cidadania”, aponta ele, que ressalta a escolha oportuna do tema.