Extensão

Iceg promoveu cursos de extensão para a comunidade acadêmica

20/05/2019

17:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) promoveu, nas últimas semanas, três cursos de extensão que reuniram a comunidade acadêmica, quais sejam os cursos de Astronomia, de Produção de Cerveja Artesanal e de Introdução ao .Net Core e ASP.Net Core. 

O curso de extensão de Astronomia foi promovido pelo curso de Física no dia 11 de maio. A formação é dividida em duas etapas, e a próxima atividade ocorre no dia 25 de maio. O curso aborda temas relacionados à Astronomia, como Big Bang, Galáxias, Sistema Solar, Sistema Terra e Lua, além de outros assuntos intrigantes e polêmicos que despertam a curiosidade e o interesse pelas ciências de um modo geral.

Já o curso “Produção de cerveja artesanal: química do processo produtivo, teoria e prática” foi oferecido pelas professoras dos cursos e da área de Química Dra. Janaína Fischer e Me. Ana Paula Härter Vaniel, em parceria com o burgomestre Sady Homrich e a Escola da Cerveja de PoA. A formação teve sua segunda edição realizada no dia 11 de maio na UPF Carazinho. Na oportunidade, os participantes acompanharam a primeira etapa de um processo de produção de cerveja artesanal, a brassagem, em que se debateu aspectos importantes da escolha e moagem do malte, sanitização dos equipamentos, adição de lúpulo, entre outros, com destaque para a adição e cuidados com a levedura para o processo de fermentação.

Um grande número de apreciadores vem se interessando cada vez mais por produtos elaborados e de maior qualidade, com aromas e sabores diversificados e distintos, e se dedica a compreender o processo produtivo. E, nesse contexto, o domínio dos conhecimentos químicos envolvidos em todas as etapas da cadeia produtiva é importante, pois oportuniza novas atuações profissionais e um nicho atual de mercado, que perpassa pela capacitação de recursos humanos qualificados e pelo empreendedorismo voltado à inovação, ao desenvolvimento e ao melhoramento de produtos. 

Os participantes compreenderam a importância da química em todas as etapas da produção e tecnologia de cervejas, desde as matérias-primas até o produto final. O curso ainda apresentou técnicas para elaboração de receitas, produção, otimização de insumos e processos, equipamentos e noções de controle de qualidade da cerveja artesanal, despertando nos participantes a visão da cadeia produtiva cervejeira, apresentando diversas oportunidades de atuação profissional, inovação e empreendedorismo.

Curso de Introdução ao .Net Core e ASP.Net Core
Promovido por meio do projeto de extensão Fábrica Experimental de Desenvolvimento e Teste de Software, o curso de “Introdução ao .Net Core e ASP.Net Core” visa capacitar profissionais, pois um dos problemas enfrentados por empreendedores de inovação é a falta de profissionais qualificados.  Por esse motivo, o projeto Fábrica Experimental de Desenvolvimento e Teste de Software, em parceria com a empresa Pointer Cielo, ofereceu o curso no dia 18 de maio, no Laboratório Central de Informática (LCI), Campus I da UPF. 

Segundo especialistas, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil tem, hoje, cerca de 460 mil vagas de emprego abertas e não preenchidas por carência de pessoal com qualificação adequada. Essa área exige dos profissionais um vasto conhecimento em diferentes tecnologias/ferramentas. 

O curso atendeu às necessidades específicas de formação de mão de obra para empresas da região e complementa a formação dos graduandos dos cursos da área de informática com o estudo e a qualificação da plataforma .NET da empresa Microsoft, para o desenvolvimento de aplicações. Conteúdos como “Bibliotecas Identity”, “Rotas e formulários”, “Padrão MVC”, “Startup.CS”, entre outros, foram abordados.