Ensino

Curso de Pedagogia do Campus Carazinho promove exposição “Assim sou Eu, e Você como É?"

11/12/2018

12:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O V nível do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Carazinho, realiza a exposição “Assim sou Eu, e Você como É?". A mostra se encontra na Sala de Artes Eugênia Stangler Oliveira e faz parte de um projeto de intercâmbio entre duas turmas de Pedagogia: uma da UPF e outra da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, coordenado pelas professoras Me. Margarida Pantaleão, da disciplina de Arte Educação, e Me. Caroline Bertani da Silva, da disciplina de Fundamentos de Arte Educação e de Educação no Processo Educativo II.

A exposição visa aproximar acadêmicos de Pedagogia de universidades diferentes no estado do Rio Grande do Sul, a partir da necessidade de vivenciar uma proposta acadêmica com manifestações de arte contemporânea, criando formas identitárias a partir da Arte Postal e Poesia Visual, tendo como tema “Assim sou Eu, e Você como é?”. Também objetiva conhecer, através da História da Arte, a Arte Postal e Poesia Visual, possibilitar um intercâmbio acadêmico entre universidades e apresentar-se ao outro através de manifestações artísticas da contemporaneidade, exercitando fundamentos da arte-educação.

Segundo Margarida, pretendia-se, por meio do projeto, colocar em contato estudantes de duas instituições universitárias distintas. “Eles inicialmente foram apresentados à proposta e então foram convidados a fazer parte dela. Foram apresentados ao grupo o tema da proposta e os critérios de participação: cada um teve a liberdade de criar sua identidade, usando um suporte bidimensional a partir de um formato livre, utilizando das cores e técnicas que escolheram para sua criação a partir da Arte Postal e da Poesia Visual, manifestações da Arte Contemporânea. Depois, essa criação deverá ser enviada via correio para a instituição parceira para participar de uma exposição coletiva em cada uma delas”, conta a professora.

Ainda, conforme a docente, as alunas ficaram muito motivadas com a possibilidade de entrar em contato com estudantes de Pedagogia como elas, de outra instituição, e trocar imagens, ideias, dúvidas e conhecimentos.