Paleografia na Prática

O ato de escrever pode ser compreendido como forma dos grupos sociais solucionarem questões e problemas cotidianos. Ao estudarmos o processo evolutivo das formas gráficas e os fatores condicionantes do modo de execução, como tecnológicos, econômicos, políticos, estéticos, etc., entendemos que a paleografia não é apenas um instrumento cognitivo, mas um instrumento que possibilita o acesso ao escrito para buscar compreender a sociedade na qual se articula. O processo gráfico, assim definido, é visto desde o ângulo da transmissão, fixação e organização do pensamento, tanto da cosmovisão quanto dos elementos administrativos.

Por isso, é necessário que os documentos manuscritos sejam lidos para serem analisados sob diferentes perspectivas. O Grupo de Estudos Paleografia na Prática objetiva realizar a transcrição paleográfica do Livro de Registros de Notas de Passo Fundo, de 1884, de maneira coletiva, de modo a facilitar o acesso primário ao documento, a fim de proporcionar a aproximação do conteúdo original aos não familiarizados com o tipo de escrita.

Objetivos 

• Transcrever coletivamente o Livro de Registros de Notas de Passo Fundo, do ano de 1884, para publicação em formato e-book pelo AHR.

• Sugerir abordagens multidisciplinares que auxiliem a análise técnica e de conteúdo.

• Elaborar artigos (papers) que contribuam para a divulgação do trabalho do Grupo de Estudos, a serem publicados com a transcrição.

Metodologia 

Cada participante receberá uma parte digitalizada do manuscrito e terá a tarefa de transcrevê-la; as dúvidas serão sanadas individualmente e compartilhadas no encontro mensal do Grupo.

Na medida em que o Grupo de trabalho/estudo avance no processo de transcrição, haverá sugestões de leitura, além de convidados da área da História, da Linguística, da Arquivologia, da Codicologia, etc., que auxiliarão com análises e elementos técnicos de suas áreas, a fim de abordar o documento de modo integrado e explorar suas potencialidades analíticas. 

 

Contato: ahr@upf.br