Semana Nacional de Arquivos

4ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS (2020)

Há mais de dois séculos, a imprensa se impõe como fonte de informação. Os argumentos ideológicos, as ideias e os valores culturais dos diretores, editores e jornalistas dividem as páginas com a narrativa de fatos e relatos do cotidiano social. Nesse sentido, a imprensa configura-se como um dos principais meios de compreensão das transformações sociais, politicas, econômicas e culturais, sendo uma fonte bastante profícua para o fazer historiográfico. Deste modo, visando divulgar seus acervos de periódicos e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural a partir deles, o Arquivo Histórico Regional (AHR/PPGH/UPF) e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), propõem uma série de ações intitulada Papéis, tipos e discursos: acervos da imprensa escrita, dentro da programação da 4ª Semana Nacional de Arquivos.

III SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS (2019)

No ano em que o Arquivo Histórico Regional (AHR-PPGH/UPF) comemora 35 anos e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) 65, as atividades da 3a. Semana de Arquivos promovida pelas entidades será especial. Integrando a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos, que se alinha com o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) para o Dia Internacional dos Arquivos de 2019 – Designing the Archives.

Conforme dados do Arquivo Nacional, promotor do evento nacional, "“Desenhando os arquivos”, em tradução literal, diz respeito a uma perspectiva que ultrapassa aspectos relacionados ao design dos arquivos e de seus espaços. A intenção é colocar as pessoas no centro do fazer arquivístico, com vistas a integrar a sociedade promovendo um sentido de pertencimento. Essa abordagem oferece aos arquivistas e aos gestores de documentos e informações uma oportunidade de aproximar suas práticas das demandas socioculturais e políticas, demarcando de forma mais clara os arquivos como espaços de exercício pleno da cidadania."

Em Passo Fundo a parceria entre o setor Arquivo Histórico Regional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UPF, e Instituto Histórico, propõe um conjunto de atividades que discutem a agência de pesquisadores, gestores e da população no empreendimento coletivo que é a defesa, promoção e produção de conhecimento dos/nos arquivos e centros de documentação.


II SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS (2018)

A 2ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, ocorre de 4 a 9 de junho. O Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo (AHR), ligado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), juntamente com o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), integrará a programação, oferecendo atividades de visitação guiada, oficina e debate relacionados à importância de acervos como fonte de pesquisa e produção de conhecimento, bem como de resguardo do patrimônio documental da cidade e região.


I SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS (2017)

Por iniciativa do Arquivo Nacional, pela primeira vez será realizada a I Semana Nacional de Arquivos. O Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo (AHR) - vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Vreac) e ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) - juntamente com o parceiro Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), integrará a programação oferecendo atividades de visitação guiada, oficinas e mesa de debates relacionadas à importância de acervos como fonte de pesquisa e produção de conhecimento, bem como de resguardo do patrimônio documental da cidade e região.