Referência no Brasil e uma das mais bem conceituadas de toda a região Sul, a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) é pioneira na pesquisa e na pós-graduação da Instituição. A FAMV disponibiliza aos estudantes dos diferentes níveis estrutura de excelência para o desenvolvimento de pesquisas e de práticas acadêmicas.

São laboratórios e centros que atendem também à comunidade, como o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), ao qual está vinculado o Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle), e o Hospital Veterinário, cuja estrutura tem mais de 5 mil metros quadrados. Recentemente, foi construído um prédio com nível de Biossegurança 2, para a produção de suínos livres de patógenos específicos e para a realização de experimentos de imunização e desafio experimental com patógenos bacterianos e virais. Essa infraestrutura e as demais são utilizadas pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela FAMV.

Na área experimental, o Centro de Extensão e Pesquisas Agropecuárias (Cepagro) conta com 270 ha, e o campo experimental, com 25 ha, onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica na área de ciências agrárias, envolvendo convênios com empresas da área de produção nas quais estão inseridos alunos/bolsistas de graduação e pós-graduação.