Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) aborda a temática do desenvolvimento de alimentos a partir de novas tecnologias e novos ingredientes, buscando a melhoria de produtos e processos, com visão integrada da importância do alimento para o homem, da segurança alimentar e da responsabilidade ambiental nas linhas de pesquisa: processos biotecnológicos e não convencionais na produção de alimentos e ingredientes e qualidade e propriedades funcionais de alimentos.

O PPGCTA objetiva a formação de recursos humanos qualificados para atuação no ensino, pesquisa e no mercado de trabalho desenvolvendo estudos avançados na área de ciência e tecnologia de alimentos.

Constituem público alvo do PPGCTA egressos de cursos de graduação de áreas afins à ciência e tecnologia de alimentos como: Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Química, Farmácia, Agronomia, Medicina Veterinária, Nutrição, Ciências Biológicas.

O curso foi  criado em 2012, sendo aprovado pela Capes para funcionamento em fevereiro de 2013. A primeira turma será oferecida a partir do primeiro semestre de 2014. As turmas do mestrado serão anuais, sendo que as aulas iniciarão sempre em março. A duração de cada turma é de 24 meses e as aulas são concentradas nas quintas e sextas-feiras.