A UPF iniciou suas atividades no Campus Palmeira das Missões em Palmeira das Missões em 1969. O Campus foi um dos pioneiros no movimento de descentralização da Instituição, com a missão de formar professores e participar do desenvolvimento regional, seja pela formação de mão de obra altamente qualificada, ética e humanista, seja pelos projetos de pesquisa e extensão, aplicados aos vinte municípios de sua área de atuação. Há, atualmente, no Campus Palmeira, três cursos de graduação com turmas em andamento: Educação Física, Pedagogia e Superior em Tecnólogia do Agronegócio.

Palmeira das Missões está localizada na região Norte do Rio Grande do Sul, a 135 quilômetros de Passo Fundo, município-sede da UPF.  É reconhecida pela qualidade da erva-mate, produzida a partir dos ervais nativos em seus campos. Essa vocação ensejou a realização de uma das maiores manifestações culturais na área da música nativista: o Carijo da Canção Gaúcha, festival que acontece anualmente, reúne milhares de pessoas e promove a celebração musical da cultura gaúcha. O evento está em sua 31ª edição, de forma ininterrupta.

No campo da economia, destaca-se Palmeira das Missões, como sendo o município cuja lavoura de soja apresenta os maiores índices de produtividade, fruto da alta tecnologia empregada  para produção desta cultura. Conta, também, com uma unidade industrial da Nestlé, que processa  , diariamente,  um milhão de litros de leite, incentivando a ampliação da bacia leiteira local e regional. O município ,ainda,  destaca-se  no estado como o maior produtor de trigo, o segundo maior produtor de soja e o primeiro em produtividade dessa oleaginosa, tendo expressão também, a  cultura do milho. Noa agronegócio, ainda, cabe destacar que palmeira das Missões produz 25% da semente de soja cultivada no estado do Rio Grande do Sul.

Palmeira das Missões consolidou-se como pólo regional,  por  abrigar ampla gama de serviços  na área pública, contando com   as  Coordenadorias  Regionais  de Educação,  Saúde,  Polícia, Agricultura,  Ipê,  Sine,  Hemocentro, Comarca  da  Justiça Estadual, Federal e  do Trabalho.

Vale lembrar que Palmeira das Missões, está buscando a implantação do Hospital Público Regional,  estrutura de alta complexidade, com UTI e 250 leitos SUS,  a qual, está em fase de implantação, com início das obras aguardando autorização, com verba , parte depositada , e  parte contemplada pelo Ministério da Saúde.

Palmeira das Missões integra o Corede Rio da Várzea, sendo sede deste importante conselho.

Atualmente o campus Palmeira mantém projeto de extensão em parceria com o Hospital de Caridade, colocando em funcionamento uma “brinquedoteca”, atendida por acadêmicas do curso de Pedagogia, cujo propósito, é o de atender crianças internadas no setor de Pediatria daquele hospital.