Pesquisa e Inovação

Teoria e prática para ajudar no diagnóstico de doenças em suínos

13/12/2016

09:16

Por: Caroline Simor

Fotos: Gelsoli Casagrande

Curso “Diagnóstico microbiológico de patógenos respiratórios na suinocultura” é promovido pela UPF nos dias 12 e 13 de dezembro

Médicos-veterinários, produtores, alunos e professores participaram do curso “Diagnóstico microbiológico de patógenos respiratórios na suinocultura”, vinculado ao projeto “Profilaxia e diagnóstico de infecções e contaminações de carnes como estratégia para aumentar a segurança alimentar", financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do estado do RS. A atividade, que é uma promoção da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Laboratório de Microbiologia e Imunologia, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, teve início nessa segunda (12) e se estende ao longo desta terça-feira (13), no Campus I.

Segundo o professor Dr. Luiz Carlos Kreutz, coordenador do evento, a ideia é oferecer um curso teórico-prático, proporcionando aos médicos-veterinários e produtores a oportunidade de ver no laboratório a importância da identificação correta dos problemas envolvendo a saúde dos animais. Ele explica que se a amostra não for bem coletada e se esse material não chegar em boas condições no laboratório, podem ocorrer erros de diagnóstico. “Esse curso tem como objetivo oferecer um treinamento, uma espécie de reciclagem para os veterinários, auxiliando na busca pelo diagnóstico correto e, consequentemente, na resolução dos problemas nas granjas. A ideia é chegar até o produtor para que ele tenha consciência da importância desse tipo de conhecimento”, ressalta.

Entre os temas da programação, que conta com a participação de professores da casa, como o Dr. Rafael Frandosolo, estão a coleta de material de forma adequada, o envio para o laboratório, a identificação do patógeno e a indicação da melhor vacina para o caso em questão.

Um dos palestrantes convidados é o Dr. João Xavier de Oliveira Filho, da empresa Excelência Carnes e Suínos e Ideal Pork. Para ele, por mais que exista formação acadêmica com foco na prática, o profissional encontra várias realidades e nem sempre está preparado. “Esse evento tem a sua importância justamente pela dificuldade de os veterinários irem a campo e adotarem a melhor técnica de diagnóstico, a escolha do melhor material e dos procedimentos adequados. Esse conjunto de temas, mesmo os veterinários tendo disciplinas em aula, é fundamental para que o profissional possa estar preparado para o que vai encontrar em campo”, pontua.

Em sua palestra, Oliveira Filho trouxe questões sobre um agente respiratório que provoca pneumonia em suínos, abordando a dinâmica de infecção e questões relacionadas aos animais infectados e às melhores alternativas para encontrar as ferramentas mais apropriadas para obter um diagnóstico correto.