Pesquisa e Inovação

UPF Parque recebe o Happy Hour Vértice

05/04/2024

13:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Evento reuniu a comunidade Vértice, que engloba o ecossistema local de inovação

Os protagonistas da inovação regional se reuniram na Arena do UPF Parque na noite de quinta-feira, 04 de abril, no Happy Hour Vértice & Encontro Nacional dos Colegas da Inovação. Durante o evento, representantes das empresas e instituições que compõem o grupo trocaram ideias, conheceram cases de sucesso e construíram perspectivas para os próximos passos do ecossistema local, lançado oficialmente em agosto de 2023.

Anfitriã do evento, a reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, recebeu os participantes, momento em que destacou a importância da atuação conjunta dos integrantes da comunidade Vértice em torno de objetivos em comum. “Precisamos nos conhecer, entender os nossos propósitos, as nossas experiências, nossas expertises, e juntos amalgamarmos esse movimento importante para o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa região. Estamos em um momento de fortalecer nossa identidade”, afirmou a reitora, salientando que o movimento dá densidade às ações de inovação desenvolvidas por cada integrante do ecossistema.

Ao destacar que poucos municípios têm um movimento estruturado como esse, a secretária de Inovação de Passo Fundo, Bárbara Fritzen, lembrou que a comunidade Vértice vai além de uma cidade. “Nós temos a honra de sediar o Vértice, porque a Vértice não é só Passo Fundo, ela transborda aos limites do nosso município. Tem Não-Me-Toque, tem Sananduva, tem Marau, tem muitas cidades aqui. E é muito importante a gente fazer essas conexões”, mencionou.

A gestora do UPF Parque, Cassiane Chais, explicou que a programação preparada para a noite buscou representar a grande missão do Parque, que é conectar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação da Universidade com o mercado. “Nós temos resultado aqui, e a gente consegue mostrar isso em números, em ações e em entrega para toda a sociedade. Há pouco tempo, no final de 2023, o UPF Parque, juntamente com a Stara, foi agraciado como o melhor case de inovação do Brasil na Conferência Anprotec. Isso para nós é motivo de muito orgulho, e é mais uma premiação para o ecossistema de Passo Fundo”, disse Cassiane.

Inovação que gera resultados


Após a acolhida, os participantes conheceram cases de empresas que vêm obtendo bons resultados por meio de ações inovadoras. A primeira a dividir sua experiência foi a Stara, em apresentação sobre o Stara Labs, que funciona junto ao UPF Parque e é considerado o melhor case de inovação do Brasil. O relato foi feito pelo supervisor de Sistemas da Stara, Felipe Graeff, que apresentou as vantagens para a empresa de manter um espaço de inovação dentro do campus da UPF.

Na sequência, representantes de duas startups locais dividiram suas vivências: Alan Rempel, CEO da Biofertal, e Bruna Breitenbach, fundadora e CEO da Hapy, contaram seus desafios e alternativas que encontraram para conquistar espaço em novos mercados.

Sobre a comunidade Vértice


A Vértice é uma comunidade aberta, formada por pessoas, empresas e instituições engajadas no fortalecimento do ecossistema de inovação, gerando conexões e oportunidades de crescimento para a comunidade regional. A comunidade foi lançada em Passo Fundo em agosto do ano passado, e reúne representantes de empresas, sociedade civil, instituições de ensino e poder público. A ideia central é ativar a inovação por meio do compartilhamento de experiências, de conexões e de projetos colaborativos.