Pesquisa e Inovação

Acadêmico da UPF pesquisa sobre mecanismo de ação do medicamento Aripiprazol em humanos

01/06/2018

09:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

O acadêmico do curso de Química do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) Hugo Bueno, sob orientação da professora Dra. Maria Tereza Friedrich, realiza uma pesquisa bibliográfica sobre a ação do medicamento Aripiprazol no corpo humano e a importância do teste em animais como o peixe-zebra. De acordo com o acadêmico, esse fármaco trouxe uma verdadeira revolução no tratamento de transtornos mentais a partir de 2002, quando foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador nos Estados Unidos para o tratamento da esquizofrenia. 

A novidade em comparação aos medicamentos ditos convencionais é a quase ausência de sintomas indesejados como o ganho de peso e a sedação geralmente observados em pacientes que fazem uso de outros medicamentos. Outro ponto importante é a ação do medicamento em transtornos depressivos e de humor, apresentando significativa melhora nos pacientes que o utilizam. Na pesquisa, Bueno buscou explicar quimicamente como o Aripiprazol é metabolizado no corpo humano, onde ele atua especificamente e como é eliminado, visando explicar de forma clara a razão da eficácia observada. 

Ainda, segundo o acadêmico, as diferentes áreas do conhecimento estão interligadas, pois os estudos do referido medicamento foram e ainda são realizados em modelos animais (observando-se todos os procedimentos éticos) para os fins de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes e com menos efeitos indesejáveis. Um bom exemplo é a utilização do peixe-zebra (Danio rerio) pela grande semelhança genética com a espécie humana e pelas vantagens consideráveis em relação a roedores. “A união entre a química, a biologia, a medicina e a farmácia, dentre outras ciências, é fundamental para garantir melhores condições de vida e desenvolvimento da sociedade humana”, afirma Bueno.