Esportes

Ciclista da UPF irá competir em Pan-Americano na Costa Rica

22/09/2016

10:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado, após ter se tornado campeão brasileiro de Mountain Bike Maratona no final de agosto, treina agora para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike Maratona, em San José, na Costa Rica. A prova acontecerá no dia 2 de outubro e será realizada em três voltas num circuito de 21 quilômetros, totalizando 63 quilômetros.

De acordo com Machado, a competição exigirá muita força, técnica e resistência dos melhores ciclistas do continente, pois será composta por subidas longas e com alto grau de inclinação. Ainda, segundo ele, outra dificuldade que os atletas terão que superar para se tornar campeões serão as altas temperaturas, os ventos fortes, a alta umidade e as chuvas constantes, que, na região, ocorrem a qualquer hora do dia.

Para encarar esse desafio, Ricardo tem feito treinos longos, que chegam até 5 horas, de forma a priorizar a resistência, e outros treinos de 3 horas, quando exercita mais a explosão muscular. Em dias de muito frio e chuva, faz musculação e exercícios que visam aumentar a capacidade cardiorrespiratória.

O ciclista viaja para a Costa Rica no dia 28 de setembro, quarta-feira próxima, onde, na quinta-feira (29), já inicia os treinos de adaptação e reconhecimento do circuito.