Extensão

Música

Big Band Comunitária

A Big Band UPF foi criada em 2013, com a finalidade de expandir o segmento artístico-cultural e musical da UPF, fortalecendo a participação de instrumentos de sopro.  O grupo tem um repertório bastante variado, que vai do jazz ao samba, sempre com músicas conhecidas, enfatizado a importância da formação musical para fomentar os gêneros e estilos da música popular.  Hoje a Big Band conta com músicos que são acadêmicos do curso de Música e musicistas profissionais da região, integração que proporciona a troca de experiências e estreita as relações entre a Universidade e a comunidade.

Coordenador: Rodrigo Ávila
E-mail: rodrigoavila@upf.br
Telefone: 54 3316-8371

Coral Universitário

O Coral Universitário da UPF começou sua trajetória em 1966 por iniciativa do então Instituto de Belas Artes, uma das entidades que, mais tarde, deu origem à UPF. Hoje, o grupo é composto por aproximadamente 35 integrantes do meio acadêmico e da comunidade em geral. Nos últimos anos, o grupo passou a integrar o time dos grandes nomes da música coral brasileira. O repertório musical é o mais diversificado possível, trabalhando-se com posturas cênicas diferenciadas. 

Coordenadores: Fernando Montini e Lazlo Hahmeier
E-mail: maestro.montini@upf.br e lazlo@upf.br
Telefone: 54 3316-8371

Coral UPF Carazinho

Instituído em 1998, o Coral UPF – Carazinho, ao longo desses anos, tem atingido seu objetivo primordial, que é o de levar a música coral à comunidade e região, nas mais variadas situações e ambientes. O trabalho desenvolvido por integrantes acadêmicos e da comunidade em geral constitui-se de um repertório de vários estilos e épocas apresentando, assim, um panorama diverso e abrangente da música coral, o que marca as apresentações e a presença da UPF com reconhecido destaque na comunidade artístico-cultural de Carazinho.
Telefone: 54 3316-8371

Projeto Coro e Orquestra Infanto Juvenil UPF
O projeto nasceu a partir de diversas demandas da sociedade, no sentido de viabilizar a prática musical para crianças e adolescentes de comunidades em vulnerabilidade.
Considerando que a música tem importância na formação intelectual e cultural de cada indivíduo, e que ela traz benefícios em toda a sua formação pessoal, a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, juntamente com o Curso de Música da Faculdade de Artes e Comunicação, abriu edital para crianças e adolescentes de escolas públicas, oportunizando o ensino-aprendizagem da música por intermédio do canto e do instrumento.
Informações: (54) 3316-8371 e 3316-8506

Grupo de Música Brasileira e Jazz

O projeto propõe uma interface entre o saber acadêmico e a cultura musical da comunidade local. Os participantes realizam atividades de desempenho, composição, pesquisa e educação musical que contemplem o panorama cultural da região e sua integração com a diversidade da música contemporânea. Através de apresentações públicas e oficinas da música, propicia um diálogo entre manifestações musicais regionais e aquelas provenientes de outras culturas.
Este projeto está vinculado ao Centro de Cultura e Comunicação.

Unidade: FAC
Coordenador: Alexandre Saggiorato
Contato: saggiorato@upf.br
Telefone: 54 3316-8371

Grupo de Percussão

Este projeto visa ao desenvolvimento de práticas pedagógicas com o objetivo de formação na área humana, social, cultural e científica tendo a música/percussão como permeadora. As realizações de tais práticas visam não somente democratizar o conhecimento acadêmico ou estreitar o relacionamento da universidade com a comunidade, mas colher informações que possam renovar constantemente os currículos e as ações, atualizando-os em conformidade com a realidade regional e nacional. Estas ações têm como objetivo o desenvolvimento integral do ser humano a todos os sujeitos participantes desse processo. O Grupo de Percussão atualmente é formado por acadêmicos do curso de Música da UPF. 

Coordenador:  Samir Hatem
E-mail: samirhatem@upf.br
Telefone: 54 3316-8371

Musicografia Braille

A musicografia é considerada hoje um instrumento de inclusão, pois é através dela e somente dela que o deficiente visual tem acesso a um curso de música. O projeto oferece suporte a esses acadêmicos para aprender a ler, escrever, transcrever e interpretar uma partitura musical através do sistema braille. É um espaço que acolhe também pessoas com deficiência visual da comunidade. Busca a profissionalização na área da música e, por consequência, maior igualdade de condições no mercado de trabalho. Nesse sentido, faz-se valer os seus direitos de cidadão, proporcionando uma prática de inclusão social.   

Coordenador: Neri Oneide Ribeiro da Silva
E-mail: musicografia@upf.br
Telefone: 54 3316-8371

Núcleo de Violinos Suzuki

A UPF, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, mantém, desde 1998, um núcleo de professores e alunos que, através de um método especial, vem formando além de músicos, cidadãos. Crianças com idade a partir de cinco anos e adolescentes participam do Núcleo Suzuki da UPF. O projeto fundamenta-se no aprendizado da língua materna e, por meio de seu método, busca desenvolver a formação global das crianças e adolescentes. Suzuki acreditava que pessoas com sensibilidade musical desenvolvida teriam condições de buscarem sempre o belo e o verdadeiro e de encontrarem a paz.

Coordenadoras: Lídia Caldeira Rodrigues e Maria do Carmo de Oliveira
E-mail: lidia_caldeira@upf.br e ma.carmo@upf.br
Telefone: 54 3316-8371

Orquestra de Câmara

Grupo alicerçado na formação de orquestra de concertos, com músicos, cantores e solistas, desenvolvendo um trabalho artístico musical performático de grande elenco musical, apresentando um contato com os mais diferentes estilos musicais do clássico ao popular, buscando uma maior aproximação dos espectadores com uma arte que pensa, cria, relaxa, transforma sujeitos e histórias.

Este projeto está vinculado ao Centro de Cultura e Comunicação.

Coordenador: Samir Hatem
E-mail: samirhatem@upf.br
Telefone: 54 3316-8371