Ciclismo

Ismael Vanin Giasson


Ismael Vanin Giasson é praticante de downhill, vertente do ciclismo de mountain bike. Filiado à Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), iniciou no esporte junto com amigos. O atleta já participou de várias competições, dentre elas no Downhill Nova Prata, Downhill Casca e Downhill Carlos Barbosa, todas realizadas em 2014. Em 2015, em sua participação no Campeonato Gaúcho de Downhill, conquistou o terceiro lugar geral. No mesmo ano, ele figurou entre os cinco melhores competidores no Campeonato Brasileiro de Downhill, categoria infanto.

No ano passado, o atleta liderou o Ranking Brasileiro de Downhill 2016 da Confederação Brasileira de Ciclismo, na categoria Infantojuvenil masculino, e foi vice-campeão gaúcho de Downhill. No XII Campeonato Panamericano de Downhill, realizado no Peru, o ciclista obteve a terceira colocação.

Em 2017, pelo Campeonato Gaúcho de Downhill, o atleta venceu uma e foi vice-campeão em duas das três etapas já disputadas na categoria juvenil.

Ricardo e Luana Machado


Os ciclistas Ricardo e Luana Machado contam com o apoio da UPF desde o início dos anos 2000. Das muitas conquistas de Ricardo, têm destaque o bicampeonato pan-americano e o hexacampeonato brasileiro. O atleta também foi o vencedor da 10ª etapa do Campeonato Estadual de Mountain Bike Maratona, em 2015, no distrito de Galópolis, em Caxias do Sul. Também sagrou-se campeão da Taça Brasil 2015, na cidade de Maringá (PR).

Em 2016, foi campeão do Giro da Champanha, em Garibaldi (RS), e do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Marathon, em São Fidélis (RJ). Já em 2017, o ciclista sagrou-se bicampeão da Copa Lagoa UPF de Mountain Bike; foi o primeiro colocado da Taça Brasil de Mountain Bike Cross Country Olímpico e da 2ª etapa do Campeonato Estadual de Mountain Bike Maratona. Ao participar do Circuito SOUL de Mountain Bike, em Bento Gonçalves, chegou em 2º lugar. Já no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, em Paipa, na Colômbia, Ricardo cruzou a linha de chegada em quinto lugar.

A filha de Ricardo, Luana, também tem uma longa carreira no ciclismo. Pentacampeã brasileira, campeã de provas internacionais – tais como o Ride Velo Mag, no Canadá, e o 30k, na Bolívia –, Luana Machado disputou provas como a ultramaratona Brasil Ride, na Bahia. Na competição, com percurso realizado em duplas, nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, a atleta, juntamente com o companheiro Thiago Brito, ficou entre os cinco melhores colocados. Além disso, a ciclista venceu a Copa Lagoa UPF de Mountain Bike 2016 na categoria Elite Feminino, e o Desafio da Coxilha Rica, em Santa Catarina.

Luana somente voltará a competir no segundo semestre deste ano.

Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke


O ciclista Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke tem 17 anos e é acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da UPF. Ele começou a praticar o esporte em 2014, ano em que participou de duas provas de mountain bike incentivado por amigos, nas quais obteve boas colocações. Em 2015, o atleta buscou estar presente na maioria das competições do Desafio Desbravadores, que abrange os três estados do sul do Brasil, além de campeonatos de mountain bike e speed. No ano passado, disputou eventos mais expressivos, como o Campeonato Gaúcho.

Dentre as suas conquistas, em 2015, foi vencedor da categoria juvenil, no Circuito das Rosas, realizado em Chapecó (RS). O 1º lugar na categoria júnior e o 7º na classificação geral também foram conquistados por ele em uma prova ocorrida em Abelardo Luz (SC). No Desafio da Integração, em Palmeira das Missões, Lorenzo sagrou-se campeão tanto na categoria júnior quanto na classificação geral.

Em 2016, o ciclista ficou em 1º lugar na categoria sub 23 pró e 3º na classificação geral, em prova sediada em Frederico Westphalen. Já em Erechim, conquistou o 1º lugar na categoria Sub 23 pró e 12º na classificação geral. Na etapa de Guaporé (RS) do Campeonato Gaúcho de Ciclismo de Estrada, conquistou o primeiro lugar na categoria Junior, percorrendo um total de 96 km.