O Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) tem a inovação como uma constante. A Unidade, criada na década de 1970, foi pioneira no Estado, na criação do curso de Ciência da Computação. A atenção às mudanças sociais e tecnológicas visam cumprir a missão educativa e social de entregar à comunidade profissionais com formação técnica, ética e humanística, aptos a assumir compromissos com o desenvolvimento e a transformação das comunidades.   

As aulas práticas são parte integrante do currículo de todos os cursos oferecidos pela Unidade. Os estudantes podem vivenciar novas experiências e produzir conhecimentos em mais de 30 laboratórios de ensino e pesquisa. A Unidade investe, semanalmente, mais de 500 horas em projetos de pesquisa e ações de extensão que criam uma interação com a comunidade e suas demandas. Aliando-se a isso, professores e funcionários em constante atualização prezam pelo profissionalismo nos serviços prestados aos estudantes e à sociedade.

O Iceg também participou ativamente da articulação do Polo de Exportação de Software do Planalto Médio (PoloSul.org) e do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), importantes conquistas da comunidade regional. O Instituto é responsável ainda pelas áreas institucionais de Estatística, Física, Informática, Matemática e Desenho e Química, por meio das quais são desenvolvidas atividades em diferentes cursos de graduação.