Biotério

Solicitação de animais

Como proceder:

Para realizar a solicitação de modelos biológicos, é necessário que o projeto seja previamente submetido à aprovação da CEUA.  Após o projeto/aula aprovado e emitido o parecer favorável, deverá ser preenchido o Formulário de Solicitação de Animais, posteriormente deverá ser encaminhado para o e-mail do Biotério (bioterio@upf.br).

Prazo para entrega:

Antes de realizar o pedido, deve-se considerar um prazo mínimo de antecedência para a entrega dos animais, levando em consideração a quantidade e o tempo hábil para a produção dos mesmos (tempo de acasalamento - em média 5 dias, gestação - 21 à 24 dias e crescimento/idade ou peso desejados para a execução do experimento).

Exemplo: se o pesquisador deseja utilizar os animais com 60 dias de idade: 5 dias acasalamento + 21 dias gestação + 60 crescimento = 86 dias. Lembrando sempre que, tratando-se de biologia não devemos manter números exatos de dias, estabelecendo-se um período de 90 dias para o atendimento da solicitação acima exemplificada. Outro detalhe relevante quanto às solicitações refere-se ao sexo desejado como modelo experimental, podendo acarretar em atrasos no número total de animais de um único sexo a serem entregues.

Reforça-se a importância de uma boa organização por parte dos pesquisadores quanto aos prazos de solicitação de seus animais, os quais devem possuir sempre uma segura margem de tempo, evitando gerar atrasos ou número insuficientes de animais para a data de início dos seus experimentos.