A Faculdade

Apresentação

A Faculdade de Direito (FD) da UPF tem mais de meio século de tradição é uma das unidades acadêmicas que deu origem à própria Universidade. Pioneira na área a ser criada em uma cidade do interior na região sul do Brasil, tem se destacado pela formação de profissionais altamente qualificados. Pela segunda vez, em 2016, recebeu o selo OAB Recomenda. No país, apenas 139 instituições entre mais de 1.300 são recomendadas pela OAB. No Rio Grande do Sul, foram apenas oito, a Faculdade de Direito da UPF é a única da região Norte do estado.

Por meio de projetos de extensão consolidados, a Faculdade de Direito mantém intensa relação com a comunidade. O projeto Balcão do Consumidor atua na defesa dos direitos do consumidor e na educação para o consumo e está presente em Passo Fundo e nos campi da UPF em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Além disso, mantém o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) que presta atendimento jurídico gratuito à população nas áreas civil, penal, trabalhista, administrativa, tributária e constitucional. O Projur Mulher atende a demandas de mulheres em situação de violência doméstica, atuando tanto preventivamente quanto na resolução das situações. Mantém, ainda, o Posto do Juizado Especial Cível, uma extensão do Poder Judiciário.

Mantém, além disso, no Campus III, em Passo Fundo, o Posto do Juizado Especial Cível, através de convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, há mais de 15 anos. Outro projeto de extensão é o Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa (Mediajur), já funcionando em Carazinho e em fase de implantação em Passo Fundo.

Egressos da Faculdade de Direito da UPF têm ocupado espaços profissionais tanto em ambientes autônomos quanto em diferentes áreas do Poder Judiciário, como no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais de Justiça de vários estados, agentes diplomáticos, Promotorias de Justiça, procuradorias, delegacias, Defensoria Pública, entre outros. Os egressos também alcançam alto índice de aprovação nos Exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

A infraestrutura da unidade conta com um prédio de mais de 5 mil metros quadrados que contempla salas de aula e laboratórios, anfiteatro e salão de atos. Detém ainda o maior acervo bibliográfico-jurídico da região Norte do estado, com 7.260 títulos e 20.829 exemplares na Biblioteca Central da UPF, bem como periódicos nacionais e internacionais e Bibliotecas Virtuais. Os acadêmicos também contam com uma série de programas de intercâmbio que possibilitam a realização de uma jornada de estudos em importantes instituições estrangeiras.