UPF Mundi

UPF Mundi oferece capacitação para estágio em Washington

25/07/2022

08:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Programa Hurford Youth Fellowship inscreve até o dia 31 de julho. A Escola de Idiomas da UPF oferece cursos específicos para a capacitação linguística para quem deseja concorrer

Estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF), tanto da Graduação, quanto da Pós-Graduação, que tem conhecimento de inglês, podem se candidatar, até o dia 31 de julho, ao programa Hurford Youth Fellowship, que oportuniza estágio em Washington para jovens líderes. A Escola de Idiomas da UPF – UPF Mundi, oferece cursos específicos para capacitação linguística para estudantes que desejarem concorrer ao estágio. Os estudantes da UPF têm um desconto especial e ainda podem escolher o horário mais adequado à sua rotina, de forma presencial ou on-line, e ainda tem a possibilidade de organizar sua própria turma, reunindo colegas que tenham interesse em comum. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (54) 3316-8510.

O programa Hurford Youth Fellowship oferece bolsas anualmente e é promovido pelo World Movement for Democracy (WMD). Os bolsistas do programa fazem um estágio em Washington, nos Estados Unidos, por três meses, ondem também desenvolvem um projeto de pesquisa. O objetivo do World Movement for Democracy, com o programa, é desenvolver as habilidades de liderança e o potencial dos bolsistas na promoção da democracia.

Inscreva-se para o Hurford Youth Fellowship

As candidaturas para o Hurford Youth Fellowship devem ser enviadas até 31 de julho e são feitas pelo site https www.nedfellowships.org/

Os seguintes documentos devem ser carregados: formulário de inscrição (com o projeto de pesquisa vinculado à temática do Programa), currículo/resumo e duas cartas de recomendação.

O formulário é dividido em quatro partes: informações pessoais, projeto de pesquisa, currículo, cartas de recomendação. O projeto deve ser claro e conciso e abordar um dos temas que citamos acima.

As cartas de recomendação devem seguir as orientações do edital. O candidato deve fornecer o contato das referências, que receberão login e senha para enviar as cartas diretamente através do site.

Como funciona o Hurford Youth Fellowship

Os selecionados passarão três meses no escritório do National Endowment for Democracy (NED) nos EUA. Durante o período do Hurford Youth Fellowship, irão trabalhar em tempo integral em suas pesquisas. Também terão a oportunidade de expandir suas conexões globais, compartilhar experiências e contribuir para o desenvolvimento do Movimento Mundial pela Democracia e Movimento da Juventude pela Democracia.

Além disso, participarão de reuniões estratégicas, farão pesquisas, bem como irão organizar e liderar apresentações e discussões online. Com isso, espera-se que eles gerem engajamento ativo entre jovens ativistas ao redor do mundo.

Temáticas do estágio do World Movement for Democracy

As pesquisas dos bolsistas do Hurford Youth Fellowship devem girar em torno de um dos temas relacionados à democracia propostos pelo programa: Defesa do espaço democrático; Promoção de governança inclusiva e Fortalecimento de lideranças democráticas.

Após a conclusão do programa, os jovens atuam como ponto focal regional nos seus países e comunidades. A ideia é que permaneçam envolvidos com o movimento, trabalhando com a Rede de Alumni do Hurford Youth Fellowship.

Como são as bolsas do Hurford Youth Fellowship

Cada jovem líder escolhido pelo programa receberá uma bolsa mensal para cobrir as suas despesas, além de seguro saúde básico e passagens de ida e volta de e para Washington. O edital diz que o auxílio mensal leva em consideração os custos de vida na cidade, mas não divulga o valor exato.

Os selecionados terão direito também a um escritório totalmente equipado no NED, com acesso à internet e orçamento para ligações telefônicas. O local abriga o Democracy Resource Center (DRC), que possui uma biblioteca com cerca de 20 mil obras, incluindo livros, periódicos e outras publicações.

As bolsas não cobrem os custos de dependentes. Também não haverá fundos disponíveis para viagens domésticas ou internacionais nesse período (além das de ida e de volta para os EUA). O International Forum for Democratic Studies irá auxiliar os selecionados com a documentação para a emissão do visto.

Requisitos para participar do programa

O candidato deve ter interesse em desenvolver suas habilidades de liderança. Deve ter ideias para promover a democracia em sua comunidade e vontade de conhecer outros ativistas do mundo todo. Precisa ter menos de 30 anos de idade e demonstrar forte interesse no ativismo democrático e no avanço da democracia. Jovens filiados a organizações da sociedade civil são especialmente incentivados a se inscrever. 

É necessário ter conhecimento em inglês para fins de comunicação (fala, compreensão oral, escrita e leitura). Não é necessário apresentar provas de proficiência, como o TOEFL.

Sobre a seleção do estágio em Washington do WMD

A seleção será baseada em alguns critérios como o ativismo ou interesse no avanço da democracia e o desejo de se conectar com outros jovens. Além disso, também será levado em consideração a explicação do candidato sobre como a bolsa do World Movement for Democarcy ajudaria nos seus esforços para promover a democracia.