Ensino

Parceria retomada: curso de Letras da UPF receberá assistente de ensino em inglês

18/01/2022

10:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Programa de cooperação entre Brasil e Estados Unidos foi interrompido em função da pandemia. Ação proporciona a troca de experiências e formação qualificada

O Programa Fulbright ETA (English Teaching Assistant) dos Estados Unidos (EUA) prevê a cooperação com universidades e professores brasileiros para qualificar o processo de ensino e aprendizagem de inglês no Brasil. Parceiro da movimentação, o curso de Letras da UPF contará com um ETA neste ano, atuando nas disciplinas de língua inglesa da graduação. A participação da UPF no Programa, por meio de um Projeto coordenado pela Dra. Luciane Sturm, foi aprovada em 2019 pela Comissão Fulbright. Em 2020 o curso recebeu dois professores, contudo, devido a pandemia, o Programa foi cancelado. O Projeto faz parte da proposta de internacionalização do curso de Letras e conta com o apoio da Assessoria Internacional da UPF.

De acordo com a professora Dra. Luciane Sturm, o Programa é semelhante a um estágio de docência, no qual, sob a supervisão dos professores de inglês da UPF, o assistente desenvolve entre 25 a 30 horas de atividades relacionadas ao inglês. Ela ressalta que um ETA é embaixador cultural que atuará no ensino e na promoção de atividades interculturais, além de desenvolver seus próprios projetos paralelos em qualquer área de seu interesse.

Sturm pontua que a Comissão Fulbright é uma organização internacional vinculada ao governo dos EUA, que promove o intercâmbio cultural e científico entre os países, por meio de diferentes programas, com o oferecimento de bolsas de estudos. Neste ano, com a retomada das atividades presenciais e do Programa, a UPF receberá a professora Ana Lyons, natural de Buffalo, Nova York que, atualmente, cursa mestrado em ESOL - English for Speakers of Other Languges. Ana já morou no Rio de Janeiro e, também, fala português.

Para Luciane, a vinda de um ETA para o Curso de Letras é uma oportunidade muito significativa para que os estudantes do Curso possam ter contato com um falante nativo, conhecer mais sobre os aspectos culturais do país, além de promoverem nossa cultura e a língua portuguesa. “Pretendemos realizar atividades interculturais que motivem o aprofundamento dos conhecimentos linguísticos de ambos os idiomas”, destaca.

Além de atividades na graduação, a professora Ana Lyons também atuará na Escola de Idiomas da FUPF.