Ensino

¿Hablas español? Atividade da UPF Mundi celebra o Dia da Língua Espanhola

22/04/2022

17:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Evento reuniu estudantes e professores para debater e praticar o idioma espanhol

Um dos idiomas mais falados no mundo, o espanhol é a língua materna de mais de 470 milhões de pessoas, que estão divididas em 21 países que o têm como língua oficial. Como forma de valorizar a cultura e comemorar o Dia da Língua Espanhola, celebrado em 23 de abril, a UPF Mundi - Escola de Idiomas, mantida pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), reuniu estudantes e professores, nesta quarta-feira, dia 20 de abril. 

O evento “Charla, Música y Companía” contou com um momento de conversa entre os participantes e um debate sobre a Língua Espanhola, que em relação ao número de falantes nativos, está em segundo lugar no mundo, de acordo com dados da Ethnologue, estudo realizado anualmente pela Summer Institute of Linguistics. Já somando todos os falantes, incluindo os nativos, estudantes e fluentes, o idioma espanhol fica em terceiro lugar, atrás do mandarim e do inglês.

O professor Dr. Miguel Rettenmaier, coordenador do curso de Letras da UPF, evidenciou a alegria pela realização de eventos como esse, que abordam diferentes culturas. “Temos muito a refletir sobre a influência e importância do espanhol na nossa formação cultural e em nosso passado político. Embora exista uma diferença no idioma, temos muita coisa em comum”, pontuou.

Presente na atividade, a coordenadora da Assessoria Internacional, professora Dra. Luciane Sturm, destacou que a Universidade dispõe de diversos convênios com países de língua nativa espanhola da América Latina que podem ser explorados pelos acadêmicos, além de países como México e Espanha. “A Assessoria Internacional é responsável por organizar a mobilidade acadêmica de toda a graduação da Universidade. Temos uma cultura riquíssima em nossos países vizinhos e a parceria com inúmeras universidades, onde nossos estudantes podem explorar e estudar por meio de intercâmbio acadêmico”, destacou.

O momento de conversa também teve a participação do intercambista Martín Zuzul, que é estudante de Agronomia na Argentina; do professor do curso de Jornalismo, Dr. João Vicente Ribas, que é apresentador do programa “Canciones para Despertar en Latino América”, da Rádio UPF. Ainda, o encontro teve a apresentação da estudante do Ensino Médio Integrado. Gabriela Dalbosco, e do músico Ricardo Pacheco, que cantaram músicas que marcaram a história da América Latina.

Que tal aprender um novo idioma?

A UPF Mundi - Escola de Idiomas oferece cursos em diversos idiomas e, entre eles, está o espanhol, no qual há possibilidade dos estudantes participarem de programas de mobilidade acadêmica em países da América Latina, México e Espanha. Os cursos também visam a interculturalidade, por meio da troca de experiências, do desenvolvimento da cooperação, do respeito e da aceitação. A UPF Mundi está localizada no prédio B3 (CET), Campus I da UPF. Mais informações pelo e-mail upfmundi@upf.br ou telefone (54) 3316-8510.