Pesquisa e Inovação

Experiências internacionais e podcast são diferenciais no PPGDireito

02/07/2024

14:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Iniciativas qualificam estudantes para aplicação do Direito e também preparam para a docência

Como qualificar a formação de profissionais da área do Direito e prepará-los para a pesquisa e a docência? No Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo (PPGDireito/UPF) os caminhos são muitos. Mas duas iniciativas, em especial, têm contribuído para a formação dos futuros mestres em Direito: as experiências internacionais e o podcast Direito em Prosa. 

A Universidade de Alicante e a Universidade de Valência, ambas na Espanha, estão entre os destinos mais buscados pelos discentes do Programa. Por meio de parcerias com essas instituições, os estudantes desenvolvem suas pesquisas, participam de aulas e atividades práticas, o que proporciona uma experiência diferenciada de formação. “Esses estudantes que saem de uma experiência internacional trazem uma bagagem muito grande e diferenciada, agregando um valor à nossa Instituição. No mesmo sentido, várias atividades são desenvolvidas no âmbito do corpo docente e da própria coordenação em universidades do exterior”, explica o coordenador do PPGDireito, professor Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho. 

Essa possibilidade foi justamente um dos motivos que levou a mestranda Júlia Brezolin a ingressar no Programa. “Com certeza, as várias oportunidades de internacionalização foram um dos motivos por eu escolher a Universidade para seguir meus estudos. Ainda durante minha graduação na UPF, eu tive a oportunidade de fazer parte de um projeto de extensão, o Balcão do Consumidor, e já lá naquele período comecei a integrar a pesquisa, a me ligar com a pesquisa e por isso, posteriormente, quando eu concluí, eu resolvi voltar e fazer o mestrado”, explica. 

Júlia acredita que o PPGDireito abriu sua visão para o mundo. “O mestrado nos possibilita conhecer outras pessoas, outros vieses, um novo campo de aplicação do direito. Então o mestrado possibilita expandir os conhecimentos e posteriormente seguir em carreiras como a docência e até mesmo no doutorado”, acrescenta. 

Direito em Prosa
Outra iniciativa que se destaca no PPGDireito partiu dos próprios estudantes. O podcast Direito em Prosa iniciou em maio deste ano com o objetivo de discutir temáticas atuais e interessantes para a sociedade. Toda a produção e apresentação é feita pelos próprios mestrandos. Entre os temas já abordados estão Direito Constitucional, mudanças climáticas, direito ambiental dos desastres e cidades-esponja. Os convidados são profissionais das áreas tanto do Brasil quanto do exterior. “A realidade do podcast congrega essa experiência de trazer temas atuais, trazendo a realidade do cenário jurídico, tanto no campo do âmbito nacional e internacional, para as experiências e para os problemas que vimos enfrentando na atualidade, como, por exemplo, a questão das catástrofes climáticas”, comenta Liton. Os episódios estão disponíveis no Youtube do Programa.

Por que fazer mestrado em Direito? 
O Programa de Pós-Graduação em Direito desenvolve pesquisas que acolhem problemas jurídicos concretos, a partir de reflexões teóricas considerando a influência das matrizes filosóficas que sustentam a teoria do direito, sobretudo nesta fase conhecida como pós-positivista. Assim, graduados em Direito podem se dedicar a investigar as grandes questões ligadas aos dilemas contemporâneos: como se aplica e se existe uma teoria da decisão jurídica ou condições para tal, baseados na área de concentração Novos Paradigmas do Direito e a partir de duas linhas de pesquisa: 1- Jurisdição Constitucional e Democracia; e 2-Relações Sociais e Dimensões do Poder. 

Conheça mais sobre o PPGDireito no site upf.br/pos.