Geral

CT-Pedras/UPF: centro de pesquisa aplicada referência para o setor de pedras, gemas e joias

09/07/2018

15:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

O Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (CT-Pedras) tem como objetivos a qualificação profissional, a pesquisa científica e tecnológica e a transferência de tecnologia agregada à prestação de serviços para o setor de pedras, gemas e joias. O CT-Pedras é mantido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Prefeitura de Soledade e com o Sindicato Indústria Joalherias, Mineração, Lapidação, Beneficiamento, Transformação de Pedras Preciosas e Semipreciosas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindipedras).

Destacado como um Centro de Pesquisa Aplicada referência para o setor de pedras, gemas e joias, o CT-Pedras/UPF recebeu importantes visitas no último mês.

Projeto Museu Mineralógico da UPF

No dia 2 de junho, o CT-Pedras/UPF recebeu a visita das professoras Ana Paula Härter Vaniel, coordenadora do curso de Química Bacharelado, e da professora Ana Sanches, do curso de Geografia, ambos da UPF. O objetivo da visita, além de possibilitar a realização de atividades dos cursos de Química e Geografia no CT-Pedras/UPF, tratou da apresentação do projeto de extensão que pretende, entre outros objetivos, organizar exposições sobre minerais e rochas no Muzar e realizar oficinas nas escolas de Passo Fundo e região.

Projeto Museu Mineralógico da UPF: ações de classificação e organização de catálogo digital dos espécimes de rochas e minerais do acervo do Muzar tem a finalidade de atualizar o acervo Geológico do Muzar, organizando seus registros para fins didáticos e de conhecimento científico. As ações desenvolvidas possibilitam aos participantes (acadêmicos, estudantes, professores da Educação Básica e comunidade) ampliar, despertar a atenção e curiosidade acerca do conhecimento do acervo mineralógico do museu, tendo em vista que no decorrer das ações desenvolvidas os visitantes podem manusear os materiais selecionados para exposição, o que possibilita e facilita a identificação e a exploração das diferentes características dos materiais.

Além disso, o projeto contribui para processo de sensibilização da população sobre a importância de um meio ambiente preservado e sustentável através de uma integração em harmonia entre os seres humanos e a natureza, fortalece o conhecimento das potencialidades da região nas questões relativas à mineração e à comercialização de rochas e gemas, além da aproximação com a educação básica. As ações, neste ano de 2018, têm foco no desenvolvimento de oficinas sobre rochas, minerais e formação geomorfológica de Passo Fundo e região em escolas de educação básica, com objetivo de aproximar os estudantes da realidade mineral regional.

Pesquisadores brasileiros e internacionais

Nos dias 18 e 19 de junho, o CT-Pedras/UPF recebeu a visita de pesquisadores internacionais. Visitaram o Centro Hedda Sander, professora e pesquisadora da Ostfalia University em Wolfenbüttel (Alemanha); John Skalbeck, professor e pesquisador da University of Wisconsin - Parkside em Kenosha (Estados Unidos); Arno Cordes, doutor em Biotecnologia e proprietário da ASA Spezialenzyme GmbH em Wolfenbüttel (Alemanha); Elvis Carissimi, professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (Brasil); e Ana Lúcia Denardin da Rosa, professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e doutoranda na UFSM (Brasil). Os visitantes foram recebidos pela equipe do CT-Pedras e pelo professor Dr. Léo Afraneo Hartmann.

A visita se deu com o objetivo de conhecer a cidade polo do APL de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul para estabelecer parcerias e prospectar Editais Europeus para financiamento de viagens de estudos e trabalhos em conjunto, visando à pesquisa, ao desenvolvimento e à aplicação de unidades compactas de tratamento de efluentes. Além do CT-Pedras-UPF, o grupo também visitou três empresas do município para conhecer os processos de beneficiamento realizados, a geração de resíduos e efluentes e como é realizado o tratamento destes. As empresas visitadas foram Luis França Pedras, HL Minerais e Felipe Jung.

Alunos de graduação e pós-graduação

No dia 19 de junho, o CT-Pedras/UPF recebeu a visita dos alunos do curso Geologia da UFRGS, por meio da disciplina de Gemologia, acompanhados pelo professor Dr. Pedro Juchem. Na ocasião, os alunos fizeram a visita guiada acompanhados pela equipe do Centro. A turma também visitou as empresas Legep Minerais, Casa das Pedras, HL Minerais, M.A. Lapidados, Vanderlei Pedras, Bortoluzzi Pedras, visando conhecer os processos de beneficiamento de pedras preciosas.

Já no dia 20 de junho, o CT-Pedras/UPF recebeu a visita dos alunos da disciplina Ciência dos Materiais do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da UPF, acompanhados pelo professor Dr. Luizmar da Silva Lopes Junior. Na ocasião, os alunos conheceram as atividades do Centro e também trouxeram materiais que foram analisados no equipamento de Difração de Raios X - D2 Phaser.

No dia 26 de junho, os alunos da disciplina de Mineralogia do Solo do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) da UPF, acompanhados pelo professor Dr. Edson Bortoluzzi, realizaram uma visita ao CT-Pedras em Soledade. Além disso, trouxeram materiais produzidos na disciplina para análises no equipamento Difração de Raios X - D2 Phaser.

O equipamento D2-Phaser da Bruker foi adquirido a partir de recursos oriundos do projeto “Transformação de resíduos da mineração para uso como artefato de concreto e remineralizador de solo”, por meio do edital 001/2014 - Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do estado do Rio Grande de Sul. O projeto foi executado pela UPF, por meio do CT-Pedras, do Laboratório de Uso e Manejo do Território e de Recursos Naturais da UPF e do Polo Inovação Tecnológica do Alto da Serra do Botucaraí.