Pesquisa e Inovação

Semana do Conhecimento: despertando o interesse pela pesquisa

10/08/2020

10:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmica do curso de Agronomia comenta como o evento contribuiu para a sua formação

A Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma oportunidade para os estudantes apresentarem suas pesquisas. Essa experiência foi vivenciada pela acadêmica do curso de Agronomia, Caroline Maldaner Follmer, que desenvolveu o estudo “Fertilidade do solo e germinação de buva", apresentando-o nas edições de 2018 e 2019 do evento.

O trabalho teve como objetivos entender e saber qual a relação que a planta de interesse (Conyza spp) possui com a forma de adubação do solo e o pH. “A pesquisa avaliou a relação entre a fertilidade e o pH do solo na germinação de sementes, emergência e desenvolvimento de plantas de buva”, relata Caroline, mencionando que a realização do estudo se deu pelo fato de não terem muitas pesquisas na área, além de que em lavouras já implantadas a incidência de buva é maior do que em campos nativos e áreas que não sofreram o tipo de adubação agrícola.

Dentre as atividades executadas, Caroline fez uma pesquisa bibliográfica e um estudo do caso sobre como se encontram as populações de buvas infestantes das lavouras, para então ser possível definir a linha de pesquisa. “Na condução do experimento, foram definidos nutrientes considerados importantes, como Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg), além de 2 pH, um mais ácido e outro básico, sendo necessário encontrar metodologias que se adaptassem aos ensaios e também uma posterior coleta de solo. Os ensaios foram conduzidos em solução nutritiva, e após a conclusão desta etapa, foram feitos os ensaios com solo. Depois de finalizadas as etapas de avaliação, realizou-se a análise estatística e a redação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além do relatório de bolsa e artigo”, conta a acadêmica.

Assunto foi tema do TCC da acadêmica Caroline

Em estágio final do curso de Agronomia, a estudante pretende dar continuidade à pesquisa. “O tema ainda tem muito a ser estudado, por se tratar de um assunto ainda não explorado. A ideia para esse trabalho seria para o meu TCC. Assim, aliei o TCC à bolsa de iniciação cientifica. Portanto, o estudo foi apresentado tanto na Semana do Conhecimento quanto na minha apresentação de TCC. O período de pesquisa acabou resultando em um artigo e em muitas outras ideias”, comenta Caroline.

Veterana em Semana do Conhecimento
Embora tenha apresentado a pesquisa nas duas últimas edições da Semana do Conhecimento, foi em 2017 que a estudante participou do evento pela primeira vez. “Naquele ano, desenvolvi um trabalho sobre aveia, intitulado “Alelopatia de aveias-pretas de distintos perfis fitoquímicos”, em que fui orientada pela professora Dra. Simone M. S. Basso. Nesse estudo, percebi o meu gosto pela pesquisa”, lembra.

Para ela, a Semana contribuiu em muito com a sua formação. “Tive a oportunidade de receber uma bolsa de iniciação científica, o que é uma ótima forma de desenvolver outras visões e gostos por uma parte essencial da graduação e que, por muitas vezes, é um diferencial para a formação técnico-cientifica do aluno e também como futuro profissional. Acredito que, devido a essa forma de fomento à pesquisa, muitas vezes surgem inovações, tecnologias e pesquisas que revolucionam o meio cientifico”, destaca a acadêmica, enfatizando que a Semana do Conhecimento é importante para a avaliação do trabalho desenvolvido e para receber críticas construtivas e que possam a vir ajudar a melhorar o estudo. “É o momento em que sugestões podem fazer a diferença entre continuar o trabalho ou dá-lo como encerrado. Você recebe o reconhecimento por toda sua dedicação. De certa forma, é um incentivo”, finaliza.

Participe da VII Semana do Conhecimento
Os acadêmicos da UPF e de outras instituições de ensino superior podem ter uma experiência semelhante à de Caroline já que as inscrições de trabalhos para a VII Semana do Conhecimento da UPF continuam abertas. Interessados podem se inscrever neste link até 25 de agosto. Serão aceitos resumos em português, espanhol ou inglês.

Para essa modalidade, existem três subeventos. No momento da inscrição, o estudante deve conferir em qual subevento participará: Mostra de Iniciação Científica (MIC), Mostra de Extensão (MEX) ou Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação. Os passos para a inserção dos trabalhos estão disponibilizados em www.upf.br/semanadoconhecimento. O processo pode ser feito até 31 de agosto.

Mais informações estão disponíveis no site da VII Semana do Conhecimento da UPF, que acontece de 26 a 29 de outubro, de forma on-line.