Pesquisa e Inovação

Fazer pesquisa é bem mais simples do que pensamos

08/11/2017

15:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da vice-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, promove mais uma edição do curso “Estatística sem dor”. A atividade ocorreu dentro da programação da Semana do Conhecimento, na manhã desta quarta-feira (08/11). 

O palestrante foi o Dr. Rodrigo Egydio Barreto, da Unesp Botucatu. Para ele, ainda que a ciência esteja mais próxima da comunidade, alguns cientistas enfrentam desafios para compreender que, no fundo, ela não é tão complicada quanto parece. Ele também ressaltou o prazer de voltar à UPF, uma vez que sente a vontade dos pesquisadores em aprender sempre mais. “Vejo que aqui as pessoas almejam muito o crescimento científico. O desafio maior, e o que nos motiva a fazer esse curso é tentar tirar os conceitos dos seus jargões típicos, traduzindo numa linguagem mais simples, usando a lógica da ciência, balizando tomadas de decisões estatísticas, mostrando que é muito mais simples do que pensamos”, destaca.

Presente no encontro, o vice-reitor Leonardo José Gil Barcellos ressaltou a importância de momentos de reflexão da prática e da necessidade de formação constante. “Quem trabalha com pesquisa precisa estar sempre em transformação, faz parte desse processo. Além disso, precisamos deixar de fazer mecanicamente as ações e passar para a compreensão lógica das metodologias já utilizadas. O curso tem esse objetivo de esclarecer dúvidas e clarear ideias”, frisou.