V.1, 2018 - Semana do Conhecimento

Histórico

V Semana do Conhecimento:
Construindo conhecimentos para a redução das desigualdades

A Semana do Conhecimento nasceu de dois eventos já consolidados na Universidade de Passo Fundo e que eram realizados de forma concomitante, sem necessariamente serem articulados entre si: a Mostra de Extensão - MEX e a Mostra de Iniciação Científica - MIC. Além da riqueza do histórico das mostras de pesquisa e extensão, tem-se também ampliado os diálogos junto a outros sujeitos e práticas da Universidade (PIBID, PET e PRÓ-Saúde, Pós-graduação (Stricto e Lato Sensu), Residências Multiprofissionais em Saúde, Integrado UPF e Feira de Ciências).
Com intuito de aproximar as práticas de ensino, pesquisa e extensão, a Semana do Conhecimento vem ao longo dos anos fortalecendo espaços de diálogo e de troca de saberes, o que tem se tornado perceptível a cada edição do evento.

A V Semana do Conhecimento foi realizada de 01 a 05 de outubro de 2018, propondo-se a ampliar espaços de formação e sensibilização para um olhar integralizado sobre as práticas desenvolvidas na nossa universidade, de modo que o pensar-sobre e o agir-com tornem-se um movimento comum. A universidade contribui na constituição da realidade social, fazendo com que suas ações reflitam e façam refletir nossa vida em sua dimensão local, regional e global. Compreende-se a responsabilidade que traz este lugar ocupado pela universidade, o qual tem buscado produzir conhecimentos de forma articulada, dialogada e indissociável nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. Entende-se que é desta forma que iremos realizar práticas que deem conta de responder as demandas sociais em uma perspectiva ética e comprometida com um projeto de sociedade democrática e cidadã.

A temática “Construindo conhecimentos para a redução das desigualdades” teve como inspiração o tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo sensibilizar para reflexão sobre os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, especificamente o objetivo 10 – “Reduzir a desigualdade dentro dos países”. Essa discussão aproximou-se de ações que vem sendo desenvolvidas na UPF, tais como a Política de Responsabilidade Social Universitária, o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos Pacto, em consonância com os nossos documentos maiores, Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e Projeto Pedagógico Institucional - PPI, entre outras propostas relacionadas a programas e projetos de pesquisa, de extensão e de pós-graduação. Essas dimensões devem ser reconhecidas nas práticas e nas reflexões relacionadas ao tema, na perspectiva da transversalidade dos saberes das diferentes áreas do conhecimento.

Em comemoração aos 50 anos da UPF, a temática afirmou o compromisso que a universidade foi delineando em sua história, abrangendo questões de âmbito global, refletindo nas múltiplas realidades e contextos que perpassam a comunidade interna e externa.