V.1, 2015 - Semana do Conhecimento

Histórico

Construir conhecimento interconectado possibilita maior capacidade de enfrentar criativamente os problemas, qualificar a formação acadêmica e aprofundar o compromisso social.

É com esse objetivo e com o desejo de construir novas práticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica que a Universidade de Passo Fundo, iniciou em 2014, uma proposta de integração destas áreas organizando a I Semana do Conhecimento UPF com o tema Universidade em Movimento e, em 2015, promove a segunda edição da Semana do Conhecimento, entre os dias 3 e 6 de novembro de 2015, com a temática Integrando Práticas e Transversalizando Saberes.

Esse evento integra a Mostra de Iniciação Científica, em sua XXV edição, e a Mostra de Extensão, em sua IX edição. Por seu histórico, essas mostras trazem e compõem a riqueza da Semana do Conhecimento, ao mesmo tempo em que resgatam e fazem convergir essas experiências no presente. Em 2015, ampliou-se o evento, com a possibilidade de inserção de outras práticas como: trabalhos de pós-graduação Lato e Stricto sensu, Pibid, Pró e Pet-Saúde.

A universidade é um espaço que contribui na constituição da realidade social, fazendo com que as ações reflitam e façam refletir a vida em sua dimensão local, regional e global.

Assim, a partir da compreensão sobre a responsabilidade que traz o lugar ocupado pela universidade é que se busca produzir conhecimentos de forma articulada, dialogada e indissociável nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. Dessa forma, será possível realizar práticas que respondam às demandas sociais em uma perspectiva ética e comprometida com um projeto de sociedade democrática e cidadã.

A Semana do Conhecimento visa consolidar espaços permanentes de formação e sensibilização para um olhar integralizado sobre as práticas desenvolvidas na UPF, possibilitando colocar tanto o pensar-sobre quanto o agir-com em um movimento comum.

Nesse ano, foram inscritos em torno de 1.265 trabalhos na II Semana do Conhecimento, sendo 883 na XXV Mostra de Iniciação Científica, 200 na IX Mostra de Extensão e 182 na Mostra de Pós-Graduação, Pibid, Pró e Pet-Saúde.