Ensino

UPF Sarandi: novos cursos fortalecem o desenvolvimento regional

26/10/2021

14:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Lideranças locais e regionais participaram de lançamento do Vestibular de Verão 2022 e da apresentação da nova Graduação Híbrida UPF

O Vestibular de Verão da UPF oferece cursos em toda a estrutura multicampi e, juntamente com o lançamento dos cursos híbridos, potencializa ainda mais as oportunidades de ingresso. Na manhã desta terça-feira, 26, foi a vez da comunidade da UPF Sarandi receber o lançamento do Vestibular e da nova modalidade de graduação. O Campus está com inscrições abertas para oferece os cursos de Administração (B), Ciências Contábeis (B) e Direito (B), além dos cursos híbridos de Agronegócio (B), Engenharia de Produção (B), Gestão Pública (CST), Geografia (L), Pedagogia (L) e Serviço Social (B). Todas as informações sobre os cursos e o processo seletivo estão disponíveis no site upf.br/ingresso.

Crescimento e desenvolvimento juntos com a UPF

A presença da Universidade em Sarandi, nascida do desejo da própria comunidade, é considerada como um dos fatores fundamentais para o crescimento de toda a região. Para o prefeito, Nilton Debastiani, a relação existente entre a Instituição e toda a sociedade é um diferencial que impacta na vida de todos. “Essa relação foi fundamental desde o início das atividades em Sarandi. Mudou a realidade da cidade a partir do esforço em trazer a UPF para cá. Sarandi, a partir de lá, saiu de ser uma cidade pequena para se tornar uma cidade universitária dentro da nossa região, trazendo cada vez mais cursos e oportunidades para todos”, lembra o chefe do executivo.

O vice-prefeito, Reinaldo Antonio Nicola, também fez questão de ressaltar a importância da UPF para a comunidade. Ele, que esteve junto aos trabalhos para a instalação da UPF em Sarandi, pontuou que a soma de esforços trouxe resultados que mudaram a vida das pessoas. “É uma satisfação poder participar deste evento e dizer que há 17 anos atrás nós já acreditávamos no potencial da UPF aqui, sempre com uma relação muito próxima com a comunidade. Esses seis novos cursos demonstram o cuidado que a Instituição tem com a cidade, ao olhar para a nossa realidade e permitir que nossos acadêmicos permaneçam na cidade, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento local”, observou.

Presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), o prefeito Antônio Reginaldo Ferreira da Silva reforçou a relevância da Universidade para uma região que compreende 43 municípios. “Representamos hoje a associação que conta com 43 municípios da região e, para nós, é uma satisfação compartilhar deste momento, ouvindo a reitoria que tem sido muito sensível às demandas de toda a região. A UPF Sarandi atende muito bem a todos os municípios e vemos hoje cursos sendo oferecidos a partir das necessidades que apresentamos em reuniões anteriores”, considerou.

Uma universidade presente e próxima

Presente na solenidade, a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou as ações feitas pela Universidade no último ano, com destaque para a reforma curricular e administrativa, além da ampliação da inovação por meio do fortalecimento do UPF Parque. Ela reforçou o compromisso da Instituição com o desenvolvimento dos municípios em que está inserida e o empenho em oferecer cursos e serviços cada vez melhores. “Fizemos com muito zelo e cuidado, buscando potencializar a nossa marca e a essência do que somos, a qualidade do que fazemos, somado com a modernidade dos novos tempos e das exigências atuais. Nosso objetivo é estar sempre presentes, próximos e engajados em um mesmo objetivo”, destacou.

Para a diretora da UPF Sarandi, Tagiane Graciel Fiorentin Tres, a Universidade tem uma responsabilidade grande quando o assunto é o crescimento regional e tem, ao longo dos anos, se transformado para melhor atender à essa realidade. “Presente em nossa comunidade há 17 anos, a UPF é responsável por formar, apenas em Sarandi, mais de 1000 alunos, espalhados pelo Brasil. Estamos empenhados em continuar com esse propósito por muitos anos, visando contribuir para o desenvolvimento local e regional, seja no ensino, pesquisa, extensão e inovação. Temos orgulho em dizer que os cursos oferecidos aqui foram avaliados e estrelados pelo Guia da Faculdade. Essa conquista, entre outras, é fruto de um grande esforço institucional e dos acadêmicos”, ressaltou.

Os vice-reitores de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda e Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé, também participaram do encontro.

Ingresso UPF

No Vestibular de Verão da UPF, os candidatos podem escolher uma das três formas de seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial, no dia 13 de novembro, ou pela nota da redação do Enem de 2010 a 2020. Já o Vestibular de Medicina tem edital próprio e a forma de seleção será por prova presencial ou pela média do Enem 2019 ou 2020. Para os cursos híbridos, os candidatos podem optar pela realização de prova de redação online ou uso da nota da prova de Redação do Enem, entre os anos de 2010 a 2020.