Extensão

III Seminário Regional Mediajur e Cipave debate a gestão de conflitos no ambiente escolar

22/08/2018

17:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O "III Seminário Regional Mediajur e Cipave: gestão de conflitos no ambiente escolar" ocorreu no dia 21 de agosto, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF). O evento é a culminância da formação continuada para professores das redes municipal e estadual e da rede de atendimento de Passo Fundo, Sarandi e Carazinho, que acontece desde o ano passado, a partir de uma parceria realizada entre Mediajur - Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa da UPF; 39ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Educação do estado do Rio Grande do Sul; e Cipave (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar).

Conforme a coordenadora do Mediajur, professora Me. Linara Silva, o objetivo do Seminário e das formações é capacitar os participantes para a disseminação da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz, especialmente no ambiente escolar.

O seminário, no turno da manhã, contou com a participação da coordenadora estadual do Programa Cipave, Luciane Manfro, que falou sobre os resultados e as ações desenvolvidas pelo Rio Grande do Sul no enfrentamento da violência escolar. Também foram apresentados programas que buscam prevenir e tratar a violência no ambiente escolar, familiar e social, como, por exemplo, o Projeto de Mapeamento da Violência e Ações de Prevenção nas Escola Érico Veríssimo, de Carazinho, e o Projeto Alternativas à Violência (PAV).
 
Já no turno da tarde, o evento contou com a apresentação da Banda Liberdade, formada por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, do CASE-Passo Fundo. Posteriormente, ocorreu uma mesa de trabalhos, com o tema "A Justiça Restaurativa no contexto escolar e social: experiências interdisciplinares", formada pelos professores do curso de Direito, integrantes do Mediajur, Dr. Gabriel Antinolfi Divan, Me. Geni Fátima Pithan e Me. Vinícius Toazza; do curso de Pedagogia, a professora Cármen Corrêa de Souza; e do curso de Serviço Social, a professora Me. Lizandra Hoffmann. 

Mediajur
O Mediajur é um Programa de Extensão da UPF, coordenado pelo curso de Direito, com a participação dos cursos de Pedagogia e Serviço Social. O projeto tem atuação desde 2014 nos campi Carazinho, Sarandi e Passo Fundo. 

O projeto atua por meio de uma abordagem integrada, cooperativa e humanitária, e da aplicação de processos circulares, que compreendem os princípios da Justiça Restaurativa e a metodologia dos Círculos de Construção de Paz, enquanto instrumento de (re)estabelecimento das relações sociais e familiares. O objetivo é o enfrentamento e a prevenção de situações que envolvem a prática de ato infracional, a violência no âmbito escolar, o tratamento de conflitos familiares, especialmente com idosos, e intervenções objetivando à ressocialização de apenados.