Geral

RPPN UPF participa do XIX Encontro da Rede de Unidades de Conservação

27/05/2019

16:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Com o objetivo de promover uma troca de experiências entre os gestores das áreas naturais protegidas, aprofundar conhecimentos para melhor atuar na conservação dessas áreas, aproximando-as da sociedade e fortalecendo o território onde a natureza e sua biodiversidade possam estar melhor conservadas, foi realizado o XIX Encontro da Rede de Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu em Santa Maria, durante os dias 23 e 24 de maio. Na oportunidade, a Universidade de Passo Fundo esteve representada pela Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN UPF, por meio do professor Dr. Jaime Martinez, do comitê gestor da reserva natural, e da mestranda Vânia do Amarante, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb).

O evento foi organizado pela secretaria executiva da Rede, atualmente exercida pelo Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Crruz (Carazinho/RS), em conjunto com a unidade de conservação anfitriã, o Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM) de Santa Maria. Durante o encontro, os presentes participaram de uma Trilha Interpretativa no Parque Natural Municipal dos Morros, situado numa região privilegiada do Rio Grande do Sul, no rebordo da Serra Geral. O parque, que fica na transição do planalto para a depressão periférica, contempla distintas eras geológicas por onde passou a trilha. “Todos ficaram impressionados com as belezas cênicas do Parque, em áreas de contrastes de relevos, com a biodiversidade do lugar, além dos aspectos históricos da unidade de conservação”, comenta Martinez.

Unidos pela conservação da natureza

O encontro reuniu diversas unidades de conservação: RPPN Fundação Moã (Itaara/RS), RPPN UPF (Passo Fundo/RS), RPPN Papagaios-de-Altitude (Urupema/SC), FLONA de Passo Fundo (Mato Castelhano/RS), APA Rota do Sol (São Francisco de Paula/RS), Parque Estadual da Quarta Colônia (Ibarama/RS), Parque Estadual do Espigão Alto (Barracão/RS), Parque Estadual do Papagaio-Charão (Sarandi/RS), Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo (Caçapava do Sul/RS), Parque Natural Municipal dos Morros (Santa Maria/RS), Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz (Carazinho/RS), mais UPF, UFSM, SEMA/DBio, Brigada Militar/Polícia Ambiental, Grupo de Escaladas Bandeirantes da Serra, e apoiadores das áreas protegidas.

O Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo (Caçapava/RS) candidatou-se para ser a unidade de conservação anfitriã para o XX Encontro da REDE de UCs, que será realizado no mês de novembro deste ano.