Geral

RPPN/UPF completa 3 anos de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão

24/09/2019

15:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

A Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN/UPF) completou, no dia 31 de agosto, três anos de sua criação. Desde então, a reserva vem apresentando excelente regeneração da natureza, aumentando a biodiversidade e possibilitando, assim, a realização de atividades de ensino para os cursos de graduação da Instituição, além de atividades de pesquisa e extensão, dentro de sua grande missão de conectar ambientes naturais e conectar as pessoas com a natureza. Desde sua criação, os 32,21 ha de florestas ciliares ao longo do Arroio Miranda em área natural protegida foram visitados por cerca de 1200 pessoas, especialmente em atividades de ensino para diferentes cursos de graduação e pós-graduação. 

A RPPN UPF também foi palco, nos dois primeiros anos, para atividades de formação continuada dos docentes da UPF, recebendo professores de diversas unidades acadêmicas. Nas atividades de pesquisa, vêm sendo realizados diversos projetos, como o monitoramento da fauna da RPPN, a identificação de aspectos populacionais das espécies florestais arbóreas, estudos da biologia e ecologia da flora, estudo de agentes polinizadores, estudo de microorganismos e avaliação de estratégias de manejo de melhoria rápida de habitat para as aves silvestres, atendendo a professores e acadêmicos da Instituição, e também já tendo apoiado pesquisas de outras instituições de ensino.

Já na extensão, o projeto "RPPN UPF: área protegida educadora" tem promovido a conexão entre a natureza, acadêmicos, professores e funcionários de diversas unidades e setores da UPF, com um grupo de bolsistas de extensão preparados para conduzir o público em atividades de interpretação ambiental ao longo de seus ambientes naturais e em regeneração. Neste ano, em parceria com a Cipa e a Semana do Conhecimento, o projeto recebeu grupos de funcionários para atividades de entrosamento com a natureza. Já durante o Seminário de Atualização Pedagógica, o projeto recebeu grupos de professores da rede pública municipal e estadual de ensino para realizar atividades multidisciplinares com os recursos didáticos naturais da área protegida.  

A iniciativa também mantém parceria com outro projeto de extensão da UPF, o Acampamento da Criança com Diabetes, desenvolvendo atividades na reserva com crianças e adolescentes que integram o projeto. Neste ano, as atividades também serão ampliadas aos pais dessas crianças.

A RPPN
A RPPN/UPF é gerida por um comitê gestor formado por representantes de diversas unidades acadêmicas da Instituição, com suportes do Setor de Saneamento Ambiental (SSA) no monitoramento da qualidade das águas e de outras necessidades de gestão relacionadas a esse centro de custos, do Setor de Transportes para o apoio logístico dos estagiários e monitores, e do Setor de Ajardinamento para a manutenção das trilhas para o uso público. 

A reserva ainda conta com apoio do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e integra a Rede de Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul, um espaço para troca de experiências e fortalecimento dos territórios protegidos. 

Grupos de escolas de Passo Fundo e região que tenham interesse em visitar a reserva podem fazer o agendamento pelo site upf.br/rppn