Extensão

RPPN UPF comemora dois anos recebendo gestores de áreas protegidas

04/09/2018

15:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

A Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN UPF) comemorou, no último dia 31 de agosto, o aniversário de dois anos de criação. Esse espaço destinado à conservação da natureza, permitindo atividades de educação, pesquisa e ecoturismo, apresenta 32,2 hectares compostos por floresta ciliar ao longo do Arroio Miranda, áreas de regeneração florestal, capoeirão e áreas úmidas.

Professores, acadêmicos e funcionários da UPF vêm visitando a reserva nas suas atividades de uso público, com foco nas Trilhas Interpretativas guiadas pelos monitores do projeto de extensão “RPPN UPF: área protegida educadora”. Cerca de 70 professores da UPF já foram conhecer os recursos naturais didáticos que a área apresenta, pensando em atividades para suas aulas, e 430 acadêmicos de 11 cursos de graduação da UPF já realizaram aulas práticas nesse grande espaço pedagógico natural e multidisciplinar.

Rede de Unidades de Conservação
A comemoração dos dois anos da RPPN contou com uma reunião da Rede de Unidades de Conservação do Norte do Rio Grande do Sul, sendo prestigiada com a presença dos gestores de 11 áreas naturais protegidas, tanto do poder público federal quanto estadual e municipal, além de particulares, a exemplo das RPPNs. A reunião aconteceu no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e proporcionou debates sobre assuntos de interesse da Rede de UCs, permitindo uma integração e troca de experiências entre os gestores, buscando o fortalecimento do sistema de áreas protegidas do Rio Grande do Sul.

Os gestores foram recebidos pelo vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Rogerio da Silva; pelo vice-presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Prof. Dr. Alexandre Nienow; e pela Profa. Dra. Marilene Portella, diretora do ICB, que destacou a importância do ato de cuidar exercido pelos presentes com relação à vida e à natureza.

Pela parte da manhã, os participantes tiveram uma apresentação do Programa Araucária +, com os técnicos Victor Moreira e André Noronha, pela Fundação Certi de Santa Catarina, mostrando estratégias para agregar valor aos produtos das Florestas com Araucárias a partir de um manejo sustentável de matérias-primas, com exceção da madeira.

Durante a tarde, o biólogo Daniel Slomp, da Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, apresentou dados sobre o ICMS Ecológico, mostrando os valores de impostos que retornam aos municípios pelo fato de eles possuírem áreas protegidas, e também apresentando a realidade em unidades de conservação que o Rio Grande do Sul possui em seu território. A próxima reunião da Rede de UCs terá como anfitrião o Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz em Carazinho/RS e acontece no mês de novembro deste ano.