Extensão

Medicina Veterinária realiza aula sobre ecossistemas na RPPN UPF

14/09/2018

16:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

A turma do primeiro nível do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), que estuda as interações das condições ambientais sobre o bem-estar e a sanidade dos animais, na disciplina de Ecologia Geral, aproveitou o grande espaço pedagógico de 32 hectares da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da UPF para uma aula prática sobre ecossistemas. Os acadêmicos percorreram os diferentes ambientes da reserva natural, associando a fauna silvestre ligada a eles, destacando as plantas importantes na alimentação dos animais. Nesse aspecto, observaram as sementes do pinheiro-brasileiro consumidas por diferentes espécies da fauna, integrando a base da cadeia alimentar, garantindo alimento para os animais herbívoros, que, por sua vez, são alimento para a fauna de carnívoros.

A compreensão do ecossistema como unidade fundamental para a gestão da conservação da natureza e para a interação de seus componentes de seres vivos com as condições químicas e físicas de cada ambiente, permite uma análise mais integrada dos processos e vem sendo utilizada até em ambientes tecnificados, como na criação animal e na produção vegetal. A saúde dos animais está diretamente afetada pela qualidade da água que os animais utilizam, exemplifica o professor Dr. Jaime Martinez, que destaca a importância de áreas protegidas dentro das propriedades rurais para fornecerem importantes serviços ambientais, tais como a produção de água de qualidade, e, assim, propiciar uma boa sanidade aos animais.

A turma foi acompanhada pelos monitores da RPPN Luís Eduardo Santos da Silva, mestrando do PPGCiAmb e especialista em aves silvestres, e Maurício Santini Xavier, acadêmico de Ciências Biológicas - Licenciatura, e que semanalmente monitora os ambientes da reserva. Os estudantes receberam informações sobre a fauna silvestre relacionada aos diferentes ecossistemas que a RPPN UPF protege, na qual se encontram  capivaras, pacas, cutias, gatos-maracajás, veados-mateiros, coatis, mãos-peladas, e dezenas de espécies de aves. Os acadêmicos destacaram a aprendizagem proporcionada pela aula prática junto à natureza e levaram informações sobre essa categoria particular de áreas protegidas para disseminarem junto aos proprietários de terras de suas regiões.