Extensão

Projeto Charão apresenta esforços na área da Biologia da Conservação

12/04/2018

11:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Evento realizado na UFRGS, em Porto Alegre, reuniu alunos de graduação e de pós-graduação

O Projeto Charão, desenvolvido há 27 anos por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) e de biólogos da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA), foi tema de uma palestra que reuniu alunos de graduação e de pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade foi realizada na terça-feira, dia 10 de abril, em Porto Alegre.

Na oportunidade, o professor Jaime Martinez, que coordena a iniciativa, ministrou a palestra “Projeto Charão: um esforço na área da Biologia da Conservação”, abordando as estratégias de conservação da fauna silvestre que o projeto realizou ao longo de 27 anos de atuação, com ênfase no Papagaio-Charão e no Papagaio-de-Peito-Roxo, além das estratégias para a conservação da natureza como um todo, como o esforço para a criação de novas áreas naturais protegidas, a exemplo da RPPN UPF, em Passo Fundo/RS e a RPPN Papagaios-de-Altitude, em Urupema/SC.

Participaram da atividade alunos da disciplina de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBAN) e alunos da graduação da disciplina de manejo de Vida Silvestre, ministrada pela professora Maria João Ramos Pereira, que também é coordenadora do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFRGS. Para Martinez, a atividade proporcionou um momento de interação, troca de idéias e experiências na área da conservação da fauna silvestre. “Esse é um encontro que aproxima os dois programas de Pós-Graduação, o PPGCiAmb da UPF e o PPGBAN da UFRGS, em parcerias para possíveis trabalhos futuros”, avalia ele.