Extensão

Nutrição e suas conexões com a natureza foi tema de aula na RPPN UPF

29/04/2019

18:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Uma turma de 60 acadêmicos do curso de Nutrição realizou uma trilha interpretativa na Reserva Natural na sexta-feira, 26

Momentos para criar conexão com a natureza. Foi assim que uma turma de 60 acadêmicos de vários níveis do curso de Nutrição realizou, na sexta-feira, dia 26 de abril, uma aula nos espaços naturais da Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN UPF). Acompanhados pelas professoras do curso Ana Luisa Sant' Anna Alves, Valéria Hartmann e Graziela De Carli, os acadêmicos puderam estudar as conexões da nutrição com a natureza no espaço preservado da Reserva.

O objetivo da atividade foi oportunizar aos acadêmico de Nutrição conhecimento sobre a importância da preservação do meio ambiente e relacionar com o processo saúde-doença. A aula baseou-se na realização de uma Trilha Interpretativa com o tema “Nutrição e suas conexões com a natureza”, planejada e aplicada pela equipe do projeto de extensão ‘“RPPN UPF: área protegida educadora”. Divididos em três grupos de 20 acadêmicos, cada um acompanhado por monitores da reserva.

As turmas foram conduzidas pelas estações ou pontos interpretativos que buscaram relacionar a importância de cada grupo de alimentos para os seres humanos, sua função na natureza, suas fontes dentro da biodiversidade da reserva natural da UPF. “A trilha interpretativa abordou as fibras, as proteínas, os carboidratos, as vitaminas e sais minerais, as plantas alimentícias não convencionais, os lipídios, as substâncias bioativas presentes nos alimentos e a água”, comenta o professor Dr. Jaime Martinez, coordenador na RPPN e do projeto de extensão.

A trilha foi realizada pelos acadêmicos do I, do III e do V nível do curso de Nutrição. Conforme as docentes que acompanharam a atividade, os acadêmicos ficaram muito sensibilizados e impressionados com a proximidade da reserva e da importância para a população, como, por exemplo, o abastecimento de água em Passo Fundo e a disponibilidade de frutas nativas. Outro ponto de destaque foi a integração entre as turmas de diferentes níveis, com outros cursos e com os professores.

As turmas do curso de Nutrição foram acompanhadas pelos bolsistas e voluntários de extensão Roberto Tomasi Jr., Luana da Rocha, Rafael de Oliveira Krolow, Karen Petry, Gabriela Brambilla, Maurício Xavier, todos do curso de Ciências Biológicas, e das voluntárias Vânia do Amarante, mestranda do PPGCiAmb, da egressa do PPGCiAmb Vanessa Bortoncello, além do professor Dr. Jaime Martinez.