Notícias UPF

Petição quer substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma de Prince

  • Por: William Mendes
  • Fotos: Chris O'Meara/AP/Arquivo

Moradores do estado norte-americano de Minnesota lançaram uma petição para remover uma estátua do navegador Cristóvão Colombo, localizada em frente ao Capitólio estadual de Saint Paul e substituí-la por uma do cantor e multi-instrumentista Prince. A petição foi iniciada em 2017 e vem ganhando mais adeptos agora, após a onda de protestos do #BlackLivesMatters e a morte de George Floyd.

Prince se apresenta durante o show do intervalo do Super Bowl XLI no Dolphin Stadium, em Miami, em fevereiro de 2007

Os organizadores destacam que, todos que vêm assinando o documento, acreditam que o navegador italiano Cristovão Colombo não representa os valores do povo local: “Em vez de glorificar um homem que queria extinguir povos negros e nativos, devemos honrar os membros de nossa comunidade cuja liderança achamos inspiradoras… Prince representa os valores de Minnesota e Colombo não”, acrescenta o texto do documento.

Prince Rogers Nelson era natural de Minneapolis, em Minnesota (mesma cidade onde George Floyd foi morto por policiais) e sempre se destacou pela luta a favor da justiça social, a igualdade e liberdade artística. O artista faleceu em 2016 e sua última música lançada foi “Baltimore”, que aborda a morte de homens negros nas mãos da polícia. Na semana passada essa canção foi relançada, e você pode conferir aqui.