Notícias UPF

O lendário Bob Dylan é o cantor mais velho a liderar parada britânica

  • Por: William Mendes
  • Fotos: G1/Arquivos

Robert Allen Zimmerman, o lendário cantor norte-americano mais conhecido como Bob Dylan, acaba de chegar ao topo das paradas de sucessos britânicas. Com isso, ele se torna, aos 79 anos e um mês, o artista solo masculino mais velho a chegar ao topo das paradas britânicas, com um material inédito e original. A marca anterior era de Rod Stewart, que tinha 74 anos e onze meses de vida quando seu álbum orquestrado You’re In My Heart, atingiu o topo. 

O cantor estreou seu trigésimo nono álbum, Rough and Rowdy Ways, no primeiro lugar da Billboard do Reino Unido e segundo Lugar da Billboard Americana. Alguns dias após o lançamento, o disco chegou a marca de 52 Mil cópias vendidas. O número soma a venda de cópias físicas com reproduções em plataformas de streaming.

Com o feito, Bob Dylan, também é o primeiro e único músico a ter um álbum por década, na lista da Billboard Americana, desde os anos 1960. São sete décadas emplacando pelo menos um álbum na principal parada da indústria fonográfica dos EUA. De acordo com a própria Billboard, Bob Dylan colocou oito álbuns no Top 40 nos anos 60, 14 durante a década de 1970, sete nos anos 80, quatro álbuns durante a década de 90, sete no início dos anos 2000, nove álbuns na década de 2010 e estreou a década de 2020 com Rough and Rowdy Ways.

Bob Dylan está à sete décadas entre os melhores da Billboard

O novo álbum Rough and Rowdy Ways
Bob Dylan surpreendeu (e presenteou!) um mundo bagunçado pela pandemia, ao lançar, de maneira surpreendente, o seu 39° disco. O primeiro desde 2012. "Rough and rowdy ways" surge, passados três anos e meio de Dylan ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, que o reconheceu como “provavelmente, o maior poeta vivo”.

O álbum duplo, de dez faixas, cai como uma luva sobre a realidade que vivemos, refletindo sobre a humanidade e a morte. E letras que somente alguém como Dylan conseguiria. Ou você acha que qualquer um conseguiria colocar Anne Frank e Indiana Jones no mesmo verso? O álbum também traz a canção mais longa da carreira do músico (Murder Most Foul, com 17 minutos).