Notícias UPF

Nando Reis: relembre os maiores sucessos do cantor

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

O cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor Nando Reis é um dos maiores artistas da música brasileira. Ele foi membro da banda Titãs entre 1982 e 2002 e, desde então, segue uma produtiva carreira solo. Neste dia 12 de janeiro ele completa 58 anos.

José Fernando Gomes dos Reis era percussionista e crooner da banda de salsa Sossega Leão quando os Titãs foram formados. Na primeira apresentação pública dos Titãs, ele foi convidado a participar como baterista. Acontece que, antes do lançamento do primeiro disco da banda, ele chegou a sair do grupo por duas semanas, preferindo o Sossega Leão por razões financeiras, mas acabou mudando de ideia e foi aceito de volta como baixista.

Na carreira-solo, já são nove álbuns e mais de 8 milhões de cópias vendidas. Também compôs sucessos para outras bandas e músicos, como “Sutilmente” e “Uma Partida de Futebol” com o Skank, “Do Seu Lado” com o Jota Quest, “Concórdia” com Elza Soares e “O Segundo Sol” com Cássia Eller.

Que tal relembrar alguns sucessos do cantor?

Pra Você Guardei o Amor
Uma das composições mais românticas do cantor foi gravada em parceria com Ana Cañas. Reis revelou que a música é mais um desejo do que uma realidade. Isso porque ele estava apaixonado quando escrevia a letra, mas sentia uma enorme dificuldade em se entregar completamente. Em 2019, 10 anos depois, o cantor revelou que aprendeu a receber o amor de quem o ama.

All Star
Sim, os tênis são verdadeiros! O azul de cano baixo era da Cássia Eller e o preto de cano alto era dele. A música é o símbolo de parceria da dupla. 

Relicário
Outra composição clássica fruto dessa amizade é "Relicário". O título foi escolhido em homenagem à mãe de Reis, que ouviu muito um bolero que tinha esse nome. Inclusive, a música foi escrita no dia do aniversário dela.

Luz dos Olhos
A música já foi gravada pelo Cidade Negra, Cássia Eller e, claro, Nando Reis. Mas ela só existe porque, quando o Cidade Negra gravou "Onde Você Mora" e fez um sucesso estrondoso, a Sony pediu que Reis compusesse uma letra para o próximo disco da banda (O Erê).

Só Posso Dizer
Quem acha que essa é uma canção feliz de amor, tá errado: ela foi escrita para Vânia, sua esposa, quando eles estavam separados. O lado bom é que a música também fez parte do processo de reaproximação dos dois. Eles foram casados de 1985 a 2003 e voltaram a ficar juntos em 2013.

Para quem ficou curioso e quer saber mais sobre a vida e carreira de Nando Reis, o autor conta a história dessas e de outras composições em seu canal no YouTube.