Pesquisa e Inovação

PPGEdu é parceiro na realização de evento da Rede-Bebê

30/04/2021

09:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o projeto Associação Científica de Psicanálise e Humanidades, de Passo Fundo, foram parceiros na realização do III Encontro Nacional da Rede-Bebê. Com o tema “Experiências de detecção e intervenção precoce de sofrimento psíquico e estrutura não decidida na infância”, o evento ocorreu no dia 24 de abril, na modalidade síncrona-on-line.

A Rede-Bebê completou, no mês de abril, três anos de trabalho. Desde a sua fundação, em 20 de abril de 2018, em um encontro em Porto Alegre, se propõe a ser a articuladora de um espaço coletivo que permite a realização de trocas de experiências entre profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, oriundos de diversas regiões do Brasil e pertencentes a diferentes instituições que trabalham com a especificidade da primeira infância.

Nesse sentido, a mesa de abertura do III Encontro teve como tema “As questões que a primeiríssima infância coloca” e contou com a participação do professor Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho, psicanalista do projeto Associação Científica de Psicanálise e Humanidades, docente do curso de Psicologia e professor colaborador do PPGEdu; e da Dra. Julieta Jerusalinsky, psicanalista, coordenadora do Travessias da Infância: Centro de Estudos Lydia Coriat – SP e da Rede-Bebê/SP. Além desta mesa, o evento promoveu rodas de conversa com a participação de diferentes profissionais, coordenadores dos núcleos locais da Rede-Bebê de diferentes estados do país.

Cerca de 400 profissionais, com formações na área da saúde, da educação, da assistência social e da gestão, vinculados às redes públicas e privadas de saúde e de educação, acompanharam o III Encontro Nacional da Rede-Bebê. O núcleo do debate foi a apresentação de experiências de detecção precoce do sofrimento psíquico na primeira infância pelos profissionais e gestores que integram as equipes de saúde e educação, dando prioridade à necessária formação humanística destes profissionais para a instauração de uma ética do cuidado com as pequenas crianças.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Passo Fundo da Rede-Bebê, que tem na sua coordenação a psicanalista e doutoranda do PPGEdu, Luciana Cezar, a fisioterapeuta e pós-doutoranda do PPGEdu, Dra. Renata Maraschin, e a psicanalista e mestre em Educação pelo PPGEdu, Vivian Nolasco.