Pesquisa e Inovação

Professores do PPGEdu recebem visita de pesquisadores do México

19/01/2024

11:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Divulgação

Com o propósito de consolidar e ampliar seu processo de internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PGEdu/UPF) tem realizado um conjunto de ações para fortalecer parcerias com pesquisadores e instituições internacionais. Nessa quinta-feira, 18 de janeiro, professores do Programa receberam a visita dos pesquisadores da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Dr. Aristeo Santos López e Dra. Marisa Fátima Roman. 

Professor Aristeo, que é representante do convênio entre a UAEMéx e a UPF, tem realizado diversas atividades colaborativas no PPGEdu, em especial no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes/UPF), coordenado pelo professor da UPF, Dr. Altair Alberto Fávero. O encontro de trabalho debateu a produção a ser publicada numa coletânea sobre “A influência das políticas Neoliberais na Educação”, organizada por Altair, juntamente com a Dra. Carina Tonieto, Dr. Junior Bufon Centenaro e a doutoranda Caroline Simon Bellenzier.

A parceria entre as instituições ocorre desde 2010, promovendo um intenso processo de produção acadêmica e um intercâmbio produtivo entre estudantes e pesquisadores. A coletânea será publicada em abril deste ano e resulta dos estudos realizados pelo Gepes em 2023 com a participação de diversos pesquisadores do programa e de outras instituições. Nesta coletânea será publicado o capítulo Malestar y bienestar em el trabajo docente, experiencias en México de autoria de Aristeo Santos López.
Durante a reunião, além de fazer uma avaliação das atividades realizadas e um planejamento para 2024 e 2025, também foi formalizado o convite para que o professor Altair Fávero (UPF) e a Dra. Carina Tonieto (egressa do PPGEdu e atual diretora de Ensino do IFRS/Ibirubá) realizem uma instância de dez dias na UAEMéx no mês de junho para um conjunto de atividades programadas pelo convênio.

Participaram do encontro de trabalho a coordenadora do PPGEdu, Dra. Cleci Werner da Rosa, e o diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC) da UPF, Dr. Luiz Marcelo Darroz. Ainda, foi realizada uma visita às dependências da reitoria da Universidade, na qual os pesquisadores foram recepcionados pela assessora Daniela De David Araújo.