Pesquisa e Inovação

PPGEdu/UPF realiza evento sobre os desafios da educação em cidades educadoras

02/01/2024

10:47

Por: Assessoria de Imprensa

Encontro contou com a participação de professores e de doutoranda do programa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) realizou, no mês de dezembro, um painel com o tema “Neoliberalismo e cidade educadora: desafios para pensar o comum”, encerrando a disciplina de Neoliberalismo, política e mercantilização da educação.

O evento contou com a participação dos professores Dr. Telmo Marcon e Dr. Márcio Tascheto, e da doutoranda do PPGEdu/UPF, Daniela dos Santos. Durante o debate, o Dr. Márcio Tascheto evidenciou que existem muitas possibilidades de olhar as cidades e compreender a pedagogia urbana.

A doutoranda Daniela dos Santos, por sua vez, trouxe um conjunto de elementos oriundos das legislações, a começar pela Constituição de 1988, para fundamentar a discussão sobre o direito à cidade. “Mesmo que o amparo legal assegure o direito de todos à cidade, bem como, condições de vida digna, muitas realidades afrontam esse direito”, enfatizou a estudante.

Por fim, Dr. Telmo Marcon trouxe elementos que desafiam a pensar a cidade na perspectiva do comum, destacando que o neoliberalismo radicalizou a competição como princípio motor da vida social e econômica com profundas implicações nos modos de vida das pessoas.