Pesquisa e Inovação

UPF recebe evento internacional de educação

24/11/2023

16:18

Por: Assessoria de Imprensa

Colóquio Internacional de Educação Formadora aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e o curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveram, nos dias 16 e 17 de novembro, o Colóquio Internacional Educação Formadora Brasil e Alemanha: UPF e UNI KASSEL. O evento debateu, entre outros assuntos, elementos fundamentais presentes na concepção educacional contemporânea.

Na abertura oficial, o evento realizou duas mesas de discussão: a primeira, batizada de “A dimensão formativa da relação entre filosofia e educação”, foi coordenada pelo professor Dr. Claudio A. Dalbosco, e a segunda, intitulada “Solidariedade e formação no contexto da aprendizagem digital”, coordenada pela professora Dra. Cátia Piccolo Viero Devechi, da Universidade Federal de Brasília (UNB), e pela Dra. Renata Maraschin, da UPF.

No segundo dia do evento, foi realizada a Sessão Solene do Conselho Universitário que concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao professor Dr. Hans-Georg Flicknger. A honraria é o título mais prestigiado no mundo acadêmico, concedido por instituições a um profissional que tenha se destacado por suas contribuições. Pela tarde, o Colóquio recebeu a mesa redonda “Memórias de uma experiência formativa”, com depoimentos em homenagem ao professor Hans-Georg, e foi coordenada pela professora Dra. Nadja Hermann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No encerramento, foi lançada oficialmente a coletânea “Educação Formadora” e o dossiê “Universidade, pensamento crítico e formação”. O primeiro livro converge para a ideia de educação formadora e, o segundo, um olhar crítico sobre o neoliberalismo e suas consequências. O evento terminou com um jantar de celebração em homenagem ao professor Dr. Hans-Georg Flickinger.