Pesquisa e Inovação

PPGEdu/UPF presente em colóquio na Argentina

24/11/2023

15:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) participaram, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em Tandil, na Argentina, do “II Coloquio binacional Brasil-Argentina - educación, estado y democracia: mas allá del neoliberalismo”. O evento foi realizado no marco do Convênio Internacional trilateral firmado entre a UPF, a Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNCPBA) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Na ocasião, foi celebrado os quinze anos deste, com o lançamento do livro “Educación, estado y democracia: más allá del neoliberalismo”. A obra foi organizada pelos coordenadores do convênio, professores doutores Margarita Sgró, Angelo Vitório Cenci e Pedro Goergen e editada em parceria pela editora da UPF e da UNCPBA.

A abertura do evento contou com as falas do reitor da UNCPBA, Dr. Marcelo Alfredo Aba, e do pró-reitor Acadêmico da UPF, Dr. Edison Alencar Casagranda (por videoconferência), assim como das autoridades da Faculdade de Educação da UNCPBA. As autoridades destacaram a pertinência da temática, ressaltando o caráter público e social das universidades enquanto promotoras de transformação social e de formas de vida democráticas. O reitor da UNCPBA destacou a consonância entre o tema do evento e a celebração em 2023 dos quarenta anos de democracia na Argentina. O pró-reitor acadêmico da UPF apresentou um panorama do acesso ao ensino superior nas universidades brasileiras na atualidade e chamou a atenção para a necessidade de, a partir de um modelo de universidade como o comunitário, preservar a força do diferencial deste, que “reside no fortalecimento da pesquisa e da extensão e na sua integração com o ensino, bem como na potencialização da pós-graduação stricto sensu e de seu real poder de impactar o desenvolvimento regional e a vida das pessoas”.
 
Na sequência, a professora Dra. Margarita Sgró e o professor Dr. Angelo Vitório Cenci retomaram o histórico do trabalho conjunto entre as três universidades, citaram as inúmeras atividades e publicações realizadas e o aprendizado feito, de modo solidário e cooperativo, entre os pesquisadores e as instituições dos dois países ao longo desses quinze anos. O evento seguiu com dezessete mesas de discussões organizadas de acordo com os eixos temáticos do II Colóquio, perfazendo mais de setenta trabalhos apresentados.

O PPGEdu se fez presente com 5 professores, 22 alunos e 29 trabalhos resultantes de suas pesquisas O colóquio contou também com a participação de alunos, professores e o apoio de uma rede de seis universidades brasileiras, composta pela UFLA/MG, UFSCAR/SP, UEM/PR, UFSM/RS, UNIJUÍ/RS e UFFS (campus Chapecó/SC).